Turma da Mônica Jovem 5 decepciona ao abordar o cotidiano adolescente

turmadamonicajovem51

Reações positivas ou negativas ante o recente lançamento da Panini Comics, Turma da Mônica Jovem, uma característica era unânime: os Estúdios Maurício de Sousa estavam mais que antenados ao público jovem pré-adolescente. Muitas sacadas interessantes permearam a HQ, do uso de celulares e ringtones à incorporação de gírias e cultura de gueto pela classe média. As quatro primeiras edições foram sucesso de vendas, conseguiram segmentar um novo público e abrir espaço para incursões mais ousadas quanto à juventude, conforme prometido por Mauricio de Sousa.

A quinta edição, lançada esse mês, traz a seguinte chamada na capa: “As aventuras do dia-a-dia”. O mote das aventuras, de agora por diante, se focará nos relacionamentos pessoais dos personagens que habitam a Vila do Limoeiro, mostrando problemas e alegrias típicos que os jovens vivem. Novamente, como falei em outro blog, Mauricio promete e descumpre.

Não sou tão crítico quanto os meus colegas universitários da área de Sociologia quanto a questões de posição social e atos de fala, mas TMJ#5 é história em quadrinhos completamente elitista e distante da realidade da grande maioria dos jovens, principalmente das meninas, mesmo as ricas. Vamos por partes.

Elitismo: Em TMJ#5 é claramente mostrado a importância do dinheiro na vida adolescente. É através da moeda que os garotos podem levar as garotas para ir ao cinema, e elas podem comprar vestidos e jóias. São usos que muitos jovens fazem do seu dinheiro, mas cada um deles possui um nível de consumo diferente e o realiza de diferentes maneiras. É exatamente isso que TMJ#5 se exime de mostrar. Duas cenas são cruciais para se notar isso: quando Mônica e as amigas vão ao shopping e quando Cebola (não é mais Cebolinha, não esqueçam) pede a chave do carro ao pai.

Mônica está com dor de cotovelo porque Cebola foi estudar Inglês com uma garota. Para lhe ajudar a ficar “pra cima”, sua mãe a leva para fazer compras com as amigas. A lógica do consumo, ao chegarem ao Shopping, é gastar, gastar e gastar. Não é mostrado nem o que elas compram, embora se sugere que tenha sido roupas. A relação do jovem com o que compra é simbólica e concreta para demonstrar características intersubjetivas. O jovem que compra por comprar e pensa despreocupadamente “é hoje que o cartão de crédito do papito vai ferver” é um sério candidato a se tornar – se ainda não o é – um consumidor compulsivo.

Cebola pede o carro ao pai, para rodar no “sabadão”. No entanto, o pai nega por ele não possuir idade para dirigir e ainda o pede para lavar o carro. Lavagem feita, o pai de Cebola o entrega uma nota de 20 reais. Cascão e Titi, ao verem a recompensa, resolvem ir atrás dos pais para negociar o mesmo trato. Mesmo não mostrando eles discutindo com os pais, a HQ dá a entender que os pais são complacentes desse tipo de prática. Não há nenhum pai que não possua “vintão” para dar aos filhos por dez minutos de esforço.

Lembro que desde os primeiros números é mostrado o apelo consumista dos personagens, como quando Mônica resolve trocar de Celular porque o seu está com um pequeno defeito – a recepção de som está ruim. Onde estão os jovens que não podem realizar esse tipo de sonho? Aparentemente, a realidade de TMJ é a de jovens mimados que nunca recebem um “não” e possuem rios de dinheiro e nenhuma preocupação proveniente deste tipo de problema.

Sexismo: A HQ faz uma divisão clara entre meninos e meninas. Elas só aparecem entre elas e eles, entre eles. Cada um tem um grupo de atividades bem definido: as meninas vão ao Shopping, ao salão de beleza, compram jóias e falam de meninos. Os meninos vão pra um campo de beisebol secreto, suar e correr, e só falam de jogos e diversão. Os dois grupos só se relacionam para namorar.

monica_jovem

A representação de ambos os sexos presume um tipo bem definido de jovem heterossexual e de classe média alta. Ignora-se o fato das mulheres terem conseguido mostrar, após movimentos feministas, que não são apenas consumidoras passivas, e que não podem ser agrupadas sob o nome “mulher” como se fosse uma identidade precisa sobre a condição de vida de cada individuo feminino.

Não há espaço para que os jovens possam demonstrar desejos sexuais pelo sexo oposto, uma vez que todos os personagens estão compactuados com o modelo heternormativo de relacionamento (ficar, namorar, casar, filhos). A mãe de Mônica diz: “Garotas amam garotos” e todas elas suspiram em acordo. O segundo capítulo da HQ se chama “Os garotos são todos iguais!” e não, não é por ironia. A HQ também é a favor da chamada “ditadura da magreza” ao mostrar jovens felizes com seus corpos: todos são magros e esbeltos e se elogiam por isso.

Acho incrível como a HQ não consegue dialogar com facetas de muitos jovens, como a participação em movimentos sociais, a preocupação com a natureza, o hedonismo sexual. Nesse sentido, a série Malhação da Globo consegue se sair um pouco melhor, mesmo continuando ruim. Desde a primeira edição da revista eu desconfiava que a HQ fosse situar-se exatamente dentro de uma limitada esfera do que se considera a identidade jovem. O público de comunidades do Orkut tachou partes da revista de machista e isso é um bom exemplo do quanto a revista não acertou quanto a estas representações.

Não sou contra uma revista que se proponha uma representação elitizada de um personagem, ou história, mas o que critico aqui é o descompasso entre o que o autor pretende e o que produz. Cadê as histórias sobre temas espinhosos da juventude, que Mauricio prometeu? O que se viu até agora é uma juventude tola, consumista, fútil e politicamente correta – acima de tudo.

Mauricio disse que pode colocar Chico Bento nas histórias se o público pedir por ele. Fico curioso imaginando como ele será colocado nas histórias. Será um filho de fazendeiro riquíssimo que faz musculação e pega todas as meninas do colégio?

179 respostas para Turma da Mônica Jovem 5 decepciona ao abordar o cotidiano adolescente

  1. Maycon disse:

    Pouco ou nada me espanta a representação elitizada da ala jovem da Turma da Mônica, o que é preocupante é que — ainda que seja um produto cultural visivelmente direcionado à certa (restrita, vale dizer) parcela jovem da população — ele instaura no perfil das personagens femininas, segundo o artigo observa, o anseio mercadológico (e machista!) de um consumo irrefletido, enquanto que associa os rapazes a um lúdico dispêndio de energia física tipicamente associado à meninice “viril”.
    Se há um consolo nisso tudo, sem dúvida este não vem da autoria, mas da recepção, que se mostra atenta e reclama uma juventude mais verossímia e menos caricatural.

  2. Roberto Pereira disse:

    É muito simples: o staff do Maurício de Souza, a turminha que desenvolve o projeto (pois ele não mete a mão em nada), simplesmente não sabe se comunicar com os jovens.
    Estão usando os clichês dos mangas sem maiores profundidades pois o Maurício MORRE DE MEDO de contrariar a “família brasileira”.

    O Maurício funciona como empresário. Ele tem uma visão técnica, JAMAIS adotando uma postura autoral.

    Por isso, por medo de contrariar seus “investidores”, sem saber como conversar com qualquer leitor comum, ele apelou para os clichês que sua equipe, obedientemente, segue.

    Acredito piamente que esse “mangá” vai ser a maior burrada do Maurício.
    Começou bem. Vendeu prá diabo!

    Mas ele não saberá tocar prá frente pois ele não sabe se comunicar com jovem nenhum…

    E nem vai poder pagar quem faça, já que esse tipo de profissional de roteiros não existe no Brasil.

    Cá entre nós, eu fico feliz com o inevitável fracasso dele: o tempo do Maurício já foi e ele deveria curtir seus bilhões de reais na aposentadoria.

  3. Rômulo disse:

    Acho que o mangá talvez continue com os mesmos números de vendas de turma da mônica.
    Mas, porquê as pessoas estão pedindo ou criticando o tipo e o perfil desses personagens em TMJ?
    Todo mundo sabe que não se passa de uma história em quadrinhos, ou melhor, em mangá?
    As novelas não mostram pessoas sempre bem vestidas, vivendo uma vida que nem mesmo pessoas consideradas de classe alta poderiam levar?
    Acho que a crítica é a seguinte: quando as pessoas, que são hoje antigos leitores dos gibis da TURMA DA MÔNICA, lembram dos personagens como crianças que moravam em casas normais e possuiam uma rotina normal.
    Quando se passa para a adolescência esse fato não acontece.
    Porquê?
    Por causa da realidade à nossa volta.
    Não é que os jovens em torno de nós, são consumistas.
    A sociedade inteira é assim.
    E em todas as classes.
    Mas, reamente acho que ficaria meio superficial, ver o personagem Chico Bento, como um filho de fazendeiro rico. Podem observar que nenhum dos personagens do mangá é filho de algum empresário ou coisa assim. Até porquê eu não li o mangá. Mas dá pra prever que se tiver algum personagem assim, deve ser como foi dito no post acima, filho da equipe “elitista” de Maurício de Souza, ou filho de algum patrocionador inportante e poderoso como a Rede Globo.
    Mas volvendo ao Chico Bento, que nas minhas lembranças de infância, lembro dele tomando banho de rio, comendo goiaba, namorando a Rosinha, fazendo “espantaios” e logo a seguir vinha as histórias do Piteco, (será que ele seria uma espécie de homem das cavernas moderno que nem os Flintstones?) o indiozinho, que não me lembro do nome e etc.

  4. Luna disse:

    Por achar Turma da Mônica Jovem irreal demais (mesmo considerando o fato de ser um gibi), parei de comprara revista. Sobre ser elitista, a sociedade é consumista, masnem todos têm condições de realizar seus desejos. Lembro que quando eu estudava em colégio particular, tinha gente mais rica que eu. E também tinha gente mais pobre, a ponto de só estudar lá porque tinha bolsa e não poder participar da formatura, por falta de grana. Acho que deveriam mostrar as diferenças entre as famílias, sim. Como o Cascão, por exemplo. Nos últimos tempos, sua versão infantil só brincava com brinquedos de material reciclado, feitos por ele mesmo, sem luxo. Já o Cebolinha só brincava com coisas compradas, e às vezes o Cascão fazia coisas para ele, e todo mundo se dava bem. Acho que a versão Jovem pode ser assim, mostrar desde a Carminha Frufru e suas bolsas de grife até o Chico Bento, ajudando seu pai na roça e se esforçando pela esperança de um dia poder cursar uma universidade (já que estuda numa escola pública na roça). O que não dá é pra agir como se todos fossem iguais. Fica parecendo Malhação, que a gente olha os personagens e pensa: “Gozado, ele é pobre, é favelado, precisa de grana pra comprar o remédio da mãe que está morrendo, mas se veste muito melhor que eu”.

  5. Luna disse:

    Também acho a revista machista. Os meninos e as meninas estão muito estereotipados pelo sexo. Cadê aquela Mônica brava, valente e decidida? Quando a gente pensa que ela vai tomar uma atitude, é só o Cebola chegar perto para ela ficar toda molinha e se fazendo de sonsa, dando uma de “mulherzinha” no sentido pejorativo… Me decepcionou muito… A Mõnica sempre foi minha personagem favorita, cresci com ela (quando nasci, a primeira boneca que ganhei foi uma Mônica). O Maurício e sua equipe mataram a personagem para mim… Eu imaginava que um dia, se ela crescesse, seria uma versão melhorada da Tina, com atitude e garra, buscando seus sonhos. Tipo, podia mostrar a Mônica trabalhando numa lanchonete, para complementar a grana da mesada, ou fazendo um trabalho voluntário, ou pensando no vestibular, sonhando com uma carreira super legal e até exótica… Falando de homem e passando o dia no shopping, é fim de linha, hein?

  6. Francisco Libânio disse:

    Concordo ipsi literis com o texto. Embora adore, as revistas da Mônica, vejo que a TMJ parece faltar muitas coisa.

    Os personagens na série original são crianças que se portam como adolescentes. Os jovens são adolescentes que, volta e meia, retomam o tempo de criança. Evivem num cotidiano de classe alta branca.

    O texto esta perfeito.

  7. Joe Santos disse:

    É… “Mauricinho” de Souza rsrsrs…
    Já tive a sensação negativa do material TMJ antes mesmo de vê-la.
    Já no estilo cartoon o que salvava era as histórias engraçadas, porém não via muito da realidade simples na HQ. Agora Jovens então… parece que eles ficaram mais “Mauricinhos” ainda!

    • Amo monica jovem! disse:

      aff fala sério,vcs nao tem outra coisa pra fazer sem ser criticar o mauricio?!meu ele tem uma imaginaçao q…nossa!ninguem de vcs tem,acho q vcs tem q tentar fazer um gibi e vejam se conseguem…e o comentario de cima foi a coisa mais ridicula q eu ja li!!!!kkkkkkk!

  8. Muito Bom disse:

    Muito boas as colocações postas em sua critica, não podemos nos equecer que em grande parte as mulheres nem sempre são tão banais quanto são colocadas nessas hqs, adimito que a sacada do Mauricio em relação aos mangás foi impressionante, as primeiras edições ficaram muito boas, mas essa última deixou muuuiiiiitttoooo a desejar…

  9. Yuri disse:

    Turma da Mônica jovem serious business

  10. Victoria disse:

    Que exagero…

    critica ao consumismo da monica, sabe de quem ela é filha no “gibingá” do mauricio de souza. lógicamente que o cartunista teria dinheiro para bancar um dia de shopping da filha, mesmo que seja só para comprar umas roupinhas; e pôxa, por 60 anos ela usou o mesmo vestidinho vermelho, tava na hora do “Seu Souza” tirar o escorpião do bolso, e comprar outras roupas.

    achei que ia criticar outros pontos do roteiro em si; e não simplesmente uma bronca por causa das condições socio-economicas dos personagens; o publico alvo não é o infantil que vai ler o quadrinho e em seguida irá imita-lo.

    os criticos tem que entender o que é ficção, e que a HQ não é um livro didático, e nem tem essa pretenção, por mais que o Mauricio de souza queira se afastar de temas polemicos, (como ocorre com os mangás voltados para publico semelhante, temas como estupro, incesto, relacionamentos “alternativos” etc…) nesse ponto a equipe MSP está ponderando bastante.

  11. Roberto Pereira disse:

    Maurício de Souza criou um produto burro prá gente burra.
    Obteve sucesso.
    Simples assim.

    • Amo monica jovem! disse:

      kkkkkkkk!!!!!!!vc leu o q escreveu?!se vc leu,de acordo com vc,vc é burro!vc mesmo falou isso!!!!!!olha,isso é RIDICULO!vc nao tem o direito de falar assim do mauricio,pq o gibi dele,se for competir com o seu…hahahahahahaha vc vai morrer de vergonha.ah!aprende a escrever antes ok?!

    • Amo monica jovem! disse:

      Olha vc nao tem o direito de falar assim com o mauricio…vc ficaria feliz se eu dizesse “Roberto fez um texto burro pra gente burra”?nao né?!q pena pq olha ROBERTO FEZ UM TEXTO BURRO PRA GENTE BURRA
      e mais uma coisa BEM FEITO. olha suas criticas,e,veja se vc gosta

  12. Juan Leal disse:

    Tenho a mesma opinião de vocês, mesmo que consiga se comunicar com jovens, Mauricio de Souza nunca conseguirá relatar realmente os jovens na revista, já que chingamentos não serão permitidos, não há aquele que tenha passado os 16 anos sem gritar um belo PO…

  13. […] que a edição anterior era do tipo que poderia me fazer desistir de continuar colecionando, mas uma novidade me fez voltar […]

  14. ALINE FERNANDA PAULA DA SILVA DE SOUZA disse:

    Poxa Mauricio a 5 gibis eu estou esperando que apareça o chico bento jovem!cade ele e eu acho que não sou só eu são todos que gostam da turma aliás ele é um dos mais engreaçados!!! então ve se coloca por favor!!!

    obrigada!!!…

  15. Carolina disse:

    Gostei bastante do texto!
    Tenho acompanhado a publicação da TMJ e a experiência não tem sido nada boa. O Maurício de Souza foi bastante inteligente em aproveitar o momento dos mangás e fazer a turminha crescer, a maioria das pessoas que lia o gibi, tinha curiosidade em ver os personagens grandes, a prova são as correspondências presentes nas revistinhas.
    No entanto, a maneira como os personagens foram representados em sua adolescência é desoladora, sinceramente. O gibi não demosntra nenhuma percepção das diferentes identidades jovens, nem a complexidade de suas construções. É uma juventude consumista, que avalia o outro pela sua estética e seu lugar bem estabelecido nas normas sociais. A aventura sobre o quê as meninas gostam foi o fim, não me reconheci em nenhum momento naquelas várias coisas citadas.
    Esse caráter limitador que a revista transparece ter em relação a juventude brasileira, não deveria continuar a ser reproduzida, o gibi pode não ser um livro didático e pode não ser usado em sala de aula, mas reproduz uma concepção de juventude negativa, que se divulga entre aqueles que a lêem. O gibi expressa um conjunto de valores e tem um valor formativo sim, assim como as novelas por exemplo…

  16. […] de seus primeiros posts foi sobre a Turma da Mônica Jovem. Deste post, o […]

  17. VDSK disse:

    ISSO É IDIOTICE.
    SE ACHOU O MANGÁ RUIM, POR QUE COMPROU?

    • Amo monica jovem! disse:

      hahaha,boa pergunta!!!!!!!!eu tambem acho ridiculo…tipo de gente q nao tem outra coisa pra fazer né?!

  18. Leandro disse:

    Este tipo de comentário justifica cada sucesso observado hoje, mesmo que meteóricos, tipo… aquele funkzinho: “Vai sentânu, Vai sentânu” ou: “Vai Lacraiá, Vai Lacraiá”. Quantos acidentes observamos naquele “vai descendo na boquinha da garrafa”. Este tipo de “coisa” que não necessita de formação, cultura ou algo que possa gripar positivamente em nossa personalidade, convívio familiar, convívio social, etc. Mas confesso que me sinto lizongeado observando que este é o comportamento da massa. Isso faz me sentir melhor pois é como naquele ditado “Enquanto existir cavalo, São Jorge não anda a pé”.
    Mas como o que interessa, e está em discussão, é o TMJ, acredito que o Sr Maurício está conquistando o cavalo para depois deixar o São Jorge a pé. Difícil, mas possível. Afinal do jeito que está, só o Apocalipse pra dar jeito.

  19. Nicole disse:

    Escuta aqui, eu sou fã da TMJ e ñ admito que v6 fiquem falando essas bobagens dela, tá bom?Se a revista fosse como vocês quiserem um porcaria tipo SÉCULO PASSADO, falando que ir ao Shoppping é imoral, que a gente não pode cuidar do nosso corpo porque é crime, a revsta ñ teria um pingo de graça.Seria uma ~ de gibi educativo.E mais: parem de xingar o Maurício, porque ele é mais (e muuuuuuuuuuito mais) inteligent q v6.E ñ é soh eu q ñ estou aturandoo essas besteiras, mas todo nos jovens que amamos a TMJ. Até meu primo que mora num povoado que nem aparece no mapa adora a TMJ, gosta + do q a turma antiga, tá.Parem de perder o tempo escrevendo esse mont d porcaria.
    Dou a língua pra v6.

  20. Leandro disse:

    Obrigado mas esta forma de manifestação foge a discução em foco. É de se esperar que seja observado este tipo de comportamento dos leitores de um autor reconhecido no século passado mas que agora parece controverso.

  21. Luna disse:

    Nossa, como essa Nicole é criança… Estamos falando de um gibi, entendeu? G-I-B-I. Não estamos falando de um amigo seu, um parente seu, ou uma pessoa de carne e osso que seja. É só papel, filha! Independente de ser uma revista, livro ou programa de TV, as pessoas tem direito de falar se gostaram ou não. E o Maurício de Souza pode muito bem ver todas as críticas e ver o que se aproveita (ou não) delas. Entendeu ou quer que desenhe?

  22. Luna disse:

    Ah, Nicole… Antes de querer se meter a criticar os outros, aprende a escrever em português, valeu?

    • Amo monica jovem! disse:

      meu Luna fala sério vc se acha né?!aff vc deve ser mais criança q a Nicole,e esse é o portugues do computador,e se vc detesta a tmj pq comprou,isso é ridiculo!

      • Amo monica jovem! disse:

        ah!e Luna aki ta falando do mauricio de sousa se nao percebeu…e a Nicole nao é burra,ela sabe ler mas fala sério chamar o mauricio de mauricinho ajuda muito no gibi dele né?!meu da um tempo e…

        AMO TURMA DA MONICA JOVEM!!!!!!!!!!!!
        dou a lingua pra vcs

  23. Aline disse:

    Olha, para todos você que criticaram Maurício de Sousa, e o novo estilo de gibi dele, eu digo: Se vocês acham tão errado ele passar essa idéia de “gastar” (o que eu não acho em ipótese alguma) e não ser “real” o que ele desenha, não poderiam ver televisão ou ler outros mangás porque a maioria das vezes nada que eles desenham ali é real ou até mesmo o que é passado ali não são “impressões boas”.
    Tudo bem que critiquem e que ele não cumpriu com alguma promessa, mas tentem ver o lado dele, mas essa é a minha opinião, não há como agradar todo mundo, nem Jesus agradou, e se ele for realista de mais iria mostrar a violencia e outras coisas das quais nós queremos fugir, ninguém gostaria de ler. Pode até ter os seus pontos negativos, mas como ja foi comentado os gibis e/ou mangás são uma forma de aprendisagem de uma certa forma, e mesmo que por meio de coisas “ireais” dá pra se aprender, como por exemplo o valor da amizadade, o valor de um trabalho, a coragem, não tirar conclusões precipitadas e confiar em quem você ama, além de se divertir com as histórias que ele faz.
    Ah é, e acho que quanto mais criticam, mais fazem a fama dele!

  24. josé verissimo da silva neto disse:

    na minha opinião a turma da monica sempre teve lugal
    não só nos gibis mas tambem nos livros da escola como
    uma forma de compreeder sobre como são os nossos amingos e o mundo a nossa volta se eles puderem comtinuar a ser uma forma que pudessemos apreder coisas novas como o prazer de ler sei que ele serra
    por muito tempo um sucesso

  25. viviane costa disse:

    eu adoro turma da monica jovem

  26. APCM disse:

    Concordo com o VDSK e com a viviane costa. Mauricio de Souza fez uma belissima escolha por ter criado a turma da monica jovem! Muito Obrigada Mauricio

  27. gabriel disse:

    Gostei muito.O cebolinha mudou de nome e agora ta Cebola o Cascao agora toma banho de vez em quando mas toma, a magali continua comendo bastante mas cuida mais de seu corpo ,e Monica ficou mais bonita.

  28. julia disse:

    osasco,23 de abril de 2009

    A versao jovem da turma da monica foi uma idéia…q eu adorei!A monica nao é mais a mesma(ela só batia nos meninos do bairro)agora ela já pensa en outras coisas,como por exemplo no cebola,ela agora está decidida:nao vai mais bater nos meninos,ela diz que já é grande,e nao pode mais perder tempo com brigas bobas.Já a magali nao é mais esfomiada(nao sei com,mas ela nao engordava)agora ela se preocupa mais com sua saude e com sua boa forma.O cascao agora toma banho!ele nao é mais sujinho,ele tomou finalmente uma iniciativa:tem que ficar sempre cheroso(isso é muito bom).já o cebola,nao fala mais “elado”,agora sófaz isso quando fica “nelvoso” ou perto de garotas.
    ass:Júlia(sou fã da tmj)

  29. julia disse:

    *como “5º linha

  30. Luna disse:

    Eu acho que qualquer crítica, desde que construtiva, é bem-vinda. De aspecto positivo, está legal vê-los crescidos, todos ficaram lindos. Por outro lado, eu acho que eles pouco correspondem à realidade: conseguem ser tão ou mais bobos que os jovens de Malhação. E não é isso que eu vejo nos jovens de hoje (trabalho com adolescentes). E acho que esse negócio de dimensões mágicas e aventuras fantasiosas deveriam se resumir a edições especiais, como na turma da Mônica infantil. Quero vê-los mais na escola, namorando, prestando vestiba, etc.

  31. marina disse:

    que exagero!tudo que ele mostrou foi a realiade!primeiro lugar:todo jovem e consumista(experiencia propia,eu sou jovem),segundo lugar,ninguem disse que ia ser a coisa educativa mais chata do mundo,como voce queria,e terceiro lugar,o mauricio tem muita grana(na realidade mesmo e nos gibis)e afinal,se eles tem grana,por que vao fingir q nao?e ainda que naum tivesse e so um gibi!sou fa da turminha desde pequetucha,e naum me decepcionei com eles jovens,pelo contrario,amei!se nao gosta da tmj entaum pq comprou?vai cuidar da sua vida,isso e um insulto!e o chico nem chegou jovem ainda e ja ta julgando?e se for o que voce disse,e-da-i´?vida normal nao tem graça,alias,isso ai que voce disse que devia ser nao e nada”normal”na vida de nos,jovens!o mauricio foi e bem realista,os jovens sao assim!

    • Amo monica jovem! disse:

      eu aprendi a ler com a turma quando tinha 2 aninhos de idade,e tambem acho q a turminha é cultura do Brasil,e vcs deviam agradeçer isso,ele fez sucesso no mundo todo,até no japão!!agora se vcs forem insultar ele,criem um blog pra vcs,mas vai ser o blog mais chato do mundo saco?

    • Laïs disse:

      E quando eu penso que já vi de tudo…
      “Primeiro lugar: todo jovem é consumista (experiência própria, eu sou jovem)” Já partiu do ponto errado. “Então porque sou jovem e sou consumista ou conheço outros jovens consumistas todo jovem é consumista” é um racioncínio bem fraco. Se o vestibular ainda tá longe quem sabe dá tempo pra estudar um pouco de dissertação porque com esses argumentos aí e essa visão das coisas você não passa nem na Unidunitê!

  32. marina disse:

    roberto perreira,o mauricio pode ate nao ser a coisa mais maravilhosa do mundo,mas naum diga nada dos gibis!e mauricio ja foi jovem,sabe se comunicar sim!e mesmo que nao soubesse,quem esceve e o roteirista!seria muita ignorancia da minha parte xingar voce,entao,eu vou falar na lingua dos imbecis,como vc:isso e um insulto,inaceitavel,voce nao pode insinuar uma mentira dessas,a turma da monica nunca foi e nunca sera coisa de gente burra.

  33. Capataz disse:

    todo mundo q comento é sociologo ou unversitario?
    vô fica quieto então

  34. Natalia disse:

    Gente quem quiser criticar, pode criticar à vantade, mas dizer que a TMJ não reproduz a realidade dos jovens está falando besteira. Claro que nem tudo é verdade até porque é um HQ, e quem lê HQ’s não quer ler tudo o que acontece na vida real, lemos pra fugir dessa vida que levamos. Então quem não gostou não compre não vai fazer diferença pro Mauricio.

  35. jessica nayara de oliveira disse:

    adorei a hestoria de por o chico bento jovem e rico.

  36. JESSICA. disse:

    ROBERTO PERREIRA,O MAURICIO,NÃO FEZ COISA NEM UMA BURRA PARA GENTE BURRA,AO CONTRARIO ELE FEZ UM PRODUTO SUPER LEGAL.
    VOU FALAR A SUA LINGUA;ISTO E UM INSULTO INESPRICAVEL , O MAURICIO JA FOI JOVEM E SABE SE COMUNICAR SIM COM OS JOVENS,SEI QUE O MAURICIO NÃO E A COISA MAS MARAVILHOSA DO MUNDO , MAS NÃO ENSUTE OS GIBIS.

  37. kamila disse:

    aff gostava mais antigamente

  38. mhs1971 disse:

    Jessica, o Maurício não fez nada.
    Quem fez foi a equipe dele.
    Parem de bajular o cara que ele é milionário!
    Ele não pega numa caneta pra desenhar já fazem uns 30 anos!
    Que mania besta de bajular um cara que vocês não conhecem!
    Toma vergonha na cara e desenvolve seu senso crítico, molecada burra dos infernos!

  39. É interessante como se defende um camarada que ninguém conhece…
    Ou só se conhece sua imagem pública.
    Tudo porque ele apenas possui o nome estampado na capa de uma revista para crianças, sendo que a verdade dos fatos indica que ele nem assina e nem desenha absolutamente NADA do que faz!
    Mas é aquele caso, as pessoas transpõem para o Maurício toda sua carência afetiva já que, na vida real, certamente não obtém o carinho e atenção que merecem.
    Daí a defesa sem sentido de um camarada que, repito, NINGUÉM CONHECE DE VERDADE!
    E o errado sou eu, que mostra que o rei está nu…
    Pobre juventude brasileira, tão iludida, tão dependente de mentiras e farsas…

    • Amo monica jovem! disse:

      meu robrto,nós estamos esperando vc calar o bico entendeu ou quer q eu faça um desenho?!tá bom,eu nao conheço ele,mas dá para saber o tipo de pessoa q ele é pelos gibis,e nem conheço vc mas eu sei q na vida real vc é um chato de galocha,pelo q vc escreve.E olha só!o bêbê acertou pela primeira vez vivaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!sim,VC é o errado.

  40. Luna disse:

    “As pessoas transpõem para o Maurício toda sua carência afetiva já que, na vida real, certamente não obtém o carinho e atenção que merecem. Daí a defesa sem sentido de um camarada que, repito, NINGUÉM CONHECE DE VERDADE!”

    CONCORDO COM ROBERTO PEREIRA! Me desculpem, mas só gente tonta defende quem não conhece como se fosse da família… É a mesma coisa dos fãs do Michael Jackson quererem agredir quem pensa que ele é pedófilo. A gente nunca vai saber se ele é mesmo ou não.

    E outra: pro Maurício isso são apenas negócios. Parem de se doer por bobagem, enquanto vcs xingam quem tem opinião diversa da sua (isto é, quem não gostou), ele está na casa dele torrando o rico dinheirinho que ganhou honestamente, sem pensar em vocês. Isso dói, né?

    E “Amo turma da Mônica Jovem”. Eu não me acho, só dei opinião. Burra é você que defendeu uma pessoa que não conhece e não tem opinião bem estruturada (Nicole), mostrando que é ainda mais burra do que ela. E, para completar a burrice, ainda ataca uma pessoa que não te conhece e, ainda por cima, não estava falando com você, e sim com a Nicole. Fascinante, não? Não sei quantos anos vc tem, mas sua idade mental deve ser de 5 anos.

    Quanto aos outros, continuo defendendo o direito de uma crítica livre. Comprei a revista achando que seria boa, e não foi. Sempre amei turma da Mônica, e tenho esperanças que a TMJ melhore…

    • Amo monica jovem! disse:

      olha,eu acho chamar alguem de burra nao é justo,sou diferente de vc,e vc é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito diferente de mim,entao vc nao pode dizer assim comigo,meu vc nao pode(mas se quiser chame e sera mal educada)chamar alguem de burra,e eu posso sim defende-la,pq eu nao gostei da sua opnião sobre ela e consola-la,olha,pq nao é nem um pouco legal chamar alguem de criança,então vc me matou por dentro,e mexeu com meus sentimentos,como sou educada(diferente de vc)nao vou xinga-la e sim critica-la,isso é muito chato.e eu tenho 11 anos sou criança sim,mas uma criança responsavel.

      • Amo monica jovem! disse:

        e 11 anos com mente de 15,portanto,dez anos a mais q como vc me diza minha idade mental.

    • Luna, essa criançada é muito boba: no Twitter do Maurício ele diz que está na Alemanha a passeio!
      Ou seja, ele não tá desenhando nada, não tá escrevendo nada e tá pouco se lixando para esse “amor” todo dessas meninas sem noção.
      Prá ele é isso mesmo, são NEGÓCIOS!
      Mas eu tenho esperança que essas meninas de 11 anos possam crescer e aprender com seus próprios erros.
      Porque, francamente, “amar” a Turma da Mônica e o Maurício é assinar atestado de infantilidade crônica!
      Cresce, meu povo!
      Vê se cresce!!!!

      • iris fan da tmj disse:

        ”essa criançada”naum e só criança que gosta da tmj minha mae (que tem 33 anos)quem ta sendo criança e vc por fazer comentarios idiotas dissendo q tmj e chato e q naum mosta a realidade e dai quando nos lemos tmj nos naum queremos saber da realidade (para a sua informaçaonos estamos na realidade)nos lemos tmj para sonhar um pouco (e sair da relidade chata q nos vivemos)escutou meu caro roberto perreira

  41. Luna disse:

    E “Amo Monica Jovem”, escrever abreviado não quer dizer escrever de qualquer jeito. Falei da lógica, tem que falar as coisas com coerência, mesmo escrevendo em “internetês”. E vc tá doida, nunca chamei o Maurício de Mauricinho. Foram outras pessoas. Tenho respeito pelos cabelos brancos de qualquer senhor, e não trato com intimidade quem não conheço, ainda mais da forma pejorativa que você descreveu

  42. Amo monica jovem! disse:

    OLha uma pergunta……Se eu sou doida vc é o q?!pirada?

  43. Luna disse:

    Pois é, Roberto, tem gente que ainda se dói, dói, dói… São negócios mesmos. É triste se angustiar por pessoas de papel, que nem existem, hein?

    “Amo monica jovem!”, de 11 anos, pensa que tem idade mental de 15 anos. Eu tinha chutado 5 anos achando que ela tinha uns 20. Como são 11 anos, a idade mental cai pra 3 anos. Continua xingando… Acha que pode ganhar discussão assim. Xinga mais, quem sabe sua idade mental não regride para 1 ano de idade? Eu rio!!!

  44. Luna disse:

    Alguém está a fim de uma discussão séria, respeitando aqueles que não gostaram da revista, mas ainda tem esperança que o produto melhore? Sem ofensas e infantilidades, por favor!

  45. Amo monica jovem disse:

    OLHA AQUI EU TENHO DÓ DE VC COITADA DA SUA FAMÍLIA,EU QUERIA SER SUA AMIGA MAS A MAL EDUCADA Q É VC NAO QUER,MEU VC NAO SE TOCA Q QUEM TEM 1 ANO NAO SABE ESCREVER,VC É A PESSOA MAIS CHATA,ARROGANTE,BURRA,PATRICINHA,E VC DE TAO BURRA Q É AINDA DISCUTE COMIGO!AFE, VC É RIDICULA.FALA SÉRIO, ATÉ A FILHA DA MINHA PRO E MAIS ESPERTA Q VC, E OLHA Q ELA AINDA NEM NASCEU.E EU RIO DE VC PQ DEVE SER UMA UMILHAÇÃO VIVER COMO VC,TENHO DÓ COMO JÁ DISSE. E AO CONTRÁRIO DE VC TENHO MENTE, E NÃO UMA DIARRÉIA MENTAL, IDIOTA. E OUTRA COISA, QUANTOS ANOS VC TEM? PQ VC PODE SER TÃO IDOSA, Q É POR ISSO Q É TÃO INFANTIL, RABUGENTA, BURRA E EGOÍSTA.VC DEVE TER NO MÍNIMO UNS 82! MAS OLHA Q EU SOU MEIO RUIM DE MATEMÁTICA, ENTÃO VC DEVE SER MUUUUUUUUUUUUUUINTO MAIS VELHA. DETESTO VC , NÃO TE AGUENTO. VC É MUITO IDIOTA PARA UMA MENTE BRILHANTE COMO A MINHA.ESTOU ESPERANDO A RESPOSTA MAIS IDIOTA DAQUI Q É A SUA!

  46. Amo monica jovem disse:

    E MAIS UMA COISA, VC É UMA POBRE COITA DE TANTO ESCREVER NO PC. SUAS MÃOS ESTÃO BEM? PQ VC É TÃO IDOSA Q SUAS MÃOS DEVEM ESTAR CHEIAS DE CALOS! Q NOJO!

  47. Amo monica jovem disse:

    e aí burronilda? não vai responder?

  48. ARQUEIRO VESGO disse:

    Eu gosto da Turma da Mônica Jovem. A revistinha cumpre o seu papel, que é: DIVERTIR.
    Ela não espelha a realidade?!? E daí?!? “De real já basta a vida”…

  49. ARQUEIRO VESGO disse:

    E o Rômulo lembrou muito bem: por que ninguém critica aqui as novelas da Globo?!? Lá está refletido o Brasil real, por acaso?!? Pfuu…

  50. Luna disse:

    “Amo monica jovem”, a burra é você. Dá pra ver isso porque você escreve “umilhação”. Quem sabe você daqui a 20 anos não descobre como se escreve.

    E outra, te chamei de infantil por responder aos argumentos com agressividade ao invés de lógica. Imbecil é você, que depois do que eu disse ainda posta uma mensagem cheia de ofensas. Você se mostrou desprezível agora.

    Nem se dê ao trabalho de escrever mais nada, estou farta de suas idiotices e não lerei mais o que você escreve. Ficarei com comentários de pessoas mais inteligentes, como o Roberto Pereira e outras pessoas que, independente de gostarem ou não da revista, respeitam a opinião dos outros sem ofender.

    Vê se cresce, filha. A Mônica, o Cebola, o Cascão e a Magali são feitos de papel e vivem na terra da fantasia. Isso aqui é vida real. Pra que brigar por tão pouco? Ninguém merece!

    • Amo monica jovem! disse:

      Luna por favor,leia o outro comentário meu que é o último.(para você ter idéia é um pedido de desculpas sem nenhuma ofensa).

  51. Luna disse:

    Tem gente que é ridícula, isso é tão triste…

  52. Luna disse:

    Arqueiro Vesgo, acho novelas uma porcaria que deseduca o povo. Mas não é o assunto do tópico, então nem entro nesse mérito.

    A Mõnica está muito tonta na versão jovem. Dada demais, chorona demais… Eu esperava isso da Magali, não dela…

    Agora o Cebola e o Cascão estão arrasando, na minha opinião.

  53. Marry disse:

    Afe, eu concordo com a “Amo mônica jovem”, mas acho tbém, Luna, q vc deveria respeitá-la para ela poder te respeitar. Espero q vc responda.

  54. Marry disse:

    E mais uma coisa. Prove para ela q vc é mais educada do q ela. Mostre q vc é forte, educada e tudo mais. Dê o melhor de vc!

  55. Luna disse:

    Marry, só fui hostil porque ela provocou primeiro. Eu acho que todo mundo tem direito de gostar ou não da revista. Eu não gostei, e parece que eu estava matando um parente dela, sei lá…

    No entanto, ainda acompanho as notícias porque cresci com a Mônica e tenho esperança que TMJ melhore. Infelizmente tem gente desequilibrada que não distingue realidade de ficção. Nem por isso deixo de exigir respeito.

    Mas pode deixar, eu não vou mais dizer desaforo. Peço desculpas a todos (EXCETO para “Amo monica jovem”, que não merece consideração, é claro). Juro que agora só posto tópicos úteis sobre o assunto. Abraço.

  56. Amo monica jovem! disse:

    Luna,peço desculpas por tudo isso,eu sei que te xinguei, mas é que eu não aguentava mais você,só pra falar a verdade eu só defendi a Nicole,e você chamou ela de burra,daí quando eu vou defende-la,vc me chama de burra e daí eu não achei justo comigo mesma,daí te falei aquelas coisas,desculpadesculpadesculpadesculpa.Mas se você continuar falndo esses tipos de coisas pra mim e para outras pessoas,eu vou achar você uma idiota que nem antes,você vai voltar a estaca zero.

    com amor*****sofia

  57. Gabriela disse:

    EU AXO A TMJ DMAIS.MARRY EU CONCORDO COM VC TEMOS QUE RESPEITAR A OPINIAO DOS OUTROS.

  58. Mimimi, não gosto de você, mimimi, você é burra, mimimi…
    Deve haver algum parafuso solto na cabeça de vocês, meninas.
    Porque, francamente, ficar batendo boca na Internet já é ridículo.
    Mas bater boca num tópico da Turma da Mônica???
    Vão prá escola estudar ou vão arrumar namorado, cambada de menina tonta, mimada e sem noção!
    E largamão de ler gibi retardado, pô!

  59. Amo monica jovem! disse:

    Olha Roberto Pereira…
    vc por um acaso é menina?NÃO
    meninas sao diferentes
    meninas sao engraçadas
    quando alguem provoca uma menina,ela faz a mesma coisa
    entao meninas e meninos sao de mundos diferentes.
    ENTAO SE LIGA,VC NAO ENTENDE NADA DO Q A GENTE TÁ FALANDO.
    EU CANSEI DE VC ENTENDEU?CANSEI!

  60. Amo monica jovem! disse:

    E SEM NOÇAO AQUI É VC Q FICA CHAMANDO OS OUTROS DE TONTOS,MIMADO.ENTAO POR FAVOR PARA

  61. Amo monica jovem! disse:

    DESCULPA ROBERTO PEREIRA,FOI MAL.

  62. Gabriela disse:

    amo monica jovem concordo com vc TMJ e d mais

  63. Gabo disse:

    Heiuhaeiuaehuaie acho que os comentários dos defensores da TMJ aqui já mostram bem o tipo de público que tentaram (e conseguiram) atingir. Que vergonha alheia!

  64. Marry disse:

    Q bom q vcs resolveram se dar bem! Menos vc, né Roberto Pereira? Té muito difícil de entender ou eu preciso desenhar? NÓS MENINAS NÃO CONCORDAMOS COM VC E PONOTO FINAL! Até pq se vc se mostra tão durão, se mostra durão e PARA de falar com as outras! É tão óbvil!!!! E se vc acha q é perda de tempo ficar conversando, criticando e batendo boca, pq q é q vc ainda continua criticando a gente???!!! SE MANCA!!!! Cada pessoa tem uma opinião diferente! (Inclusive vc e eu). E se vc não sabe respeitar a opinião dos outros é melhor nem escrever mais. Espero a resposta!
    Abraços Marry

  65. Estou profundamente abalado com o fato de que vocês, meninas, não concordam comigo.
    Nossa!
    Eu nem tenho palavras para descrever o meu elevadíssimo grau de preocupação com o que vocês pensam ou deixam de pensar a meu respeito.
    “Cada pessoa tem uma opinião diferente!”
    BRILHANTE!
    Esse é o tipo de retórica que eu esperava de meninas de 11 anos que louvam Maurício de Souza e que curtem a Turma da Mônica…
    Me dá até gastura ver esse baixíssimo nível intelectual advindo JUSTAMENTE de quem deveria demonstrar algum tipo de inteligência…
    Mas eu não ligo.
    Porque sei que, amanhã, vocês vão lá ouvir funk carioca, pintar a cara de palhacinha, vão namorar o primeiro babão espinhento mas que curte a Nickelodeon…
    E vão se casar a igreja, de vel e grinalda, com a mamãe chorando de alegria e o papai pensando na conta que vai ter que pagar prá se livrar da filha TRASTE!
    Vocês são fruto do meio em que vivem, lindinhas!
    Vão assistir a Globo e parem de abrir suas bocarrinhas mimosas.
    Favoreça-nos com sua ausência.

  66. Gabriela disse:

    ROBERTO,VC DISSE Q TEMOS Q RESPEITAR A OPINIAO DOS OUTROS,PQ VC Ñ RESPEITA A NOSSA?

  67. Amo monica jovem! disse:

    Roberto….se alguem te xinga vc comcorda com ela?vc é a pessoa mais irresponsavel daqui,fica chamando todo mundo de burro,mimado,aco que vc nao é casado,né?!pq com essa sua cara de tonto ninguem vai casar com vc mesmo…

  68. Gabriela disse:

    calma gente

  69. Se alguém me xinga na Internet, eu dou é muita risada!
    Porque o xingamento, dependendo de quem xinga, me é motivo de riso.
    Por exemplo, vocês, meninas mal amadas e iletradas, se me xingam, ganham minha risada surda.
    Mas se, por exemplo, um Paulo Coelho me xinga, eu conquisto fama e fortuna.
    Pois o Paulão é alguém importante e vocês, crianças, não são ninguém, sacou?
    Sim, eu sou casado, pai de 3 filhos e morei no Japão ha alguns anos.
    “Ah, mas o que você está fazendo aqui?”
    Ora, o mesmo que vocês! Me divertindo, trocando idéias, expondo minha opinião…
    E lamentando como vocês são…
    Ahn…
    Lentas.
    Não julgue um livro pela capa, nem julgue uma pessoa pelo seu avatar, benzinho!
    Seu pai já te disse isso e parece que você esqueceu!
    Mas me conheça melhor ouvindo meu podcast:
    http://www.obscuro.mypodcast.com/
    Beijoquinhas!

  70. ♥Amo Turma da Monica e concordo com o mauricio♥*-* disse:

    É, Roberto . . . . vc tem razão:”CADA UM TEM A SUA OPINIÃO”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Pensa um pouco . . . .Se vc não gosta pq leu????

    Será que ficou curioso para saber o que tem num gibi que vc acha fútil??????

    Vai fazer outra coisa em vez de ficar falando mal do trabalho CRIATIVO e INTELIGENTE do Mauricio de Sousa!!!!!

    Leio sim!!E não sou rica muito menos mimada!!

    E vai falar:” BURRA, RICA, MIMADA, FÚTIL, MENININHA TOLA, ADOLESCENTE QUE NÃO SABE FAZER NADA” a quem mereça, OK?

    E não precisa se exibir falando que morou no Japão, pq se morou deve ser rico, não é????

    Vai reclamar dos Outros que são piores!E me polpe, dizer que Malhação( que tem bem mais gente RICAA)é melhor.E se turma da monica fosse ruim, não seria da GLOBO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ok????

  71. hahaha disse:

    Roberto Pereira ….. . . . Sem CRIATIVIDADE E SEM IDEIAS!!!!!:P

  72. Marry disse:

    Olha aqui, Roberto Pereira! Não perca tempo falando com pessoas milhões de vezes mais inteligentes, legais e normais! Se vc acha tudo isso de nós, pq ainda escreve? É tonto ou o q? Aposto q ninguém daqui aguenta falar mais com vc e vc com a gente! Então cai fora!!! E não diga pra a gente cair fora! Até pq o assunto principal daqui é o gibi da Maurício. E pelo o q vc falou, o gibi da Turma da Mônica e da Turma da Mônica Jovem são para crianças mimadas e tudo mais. Então se manca, meu querido! Vc não é mais criança!(Pelo menos eu acho!Mas para vc estar discutindo com uma…). Seja pai e Japonês, como vc mesmo disse, e pare de escrever coisas sem noção, falou? Se manca e para com isso! Pq se vc continuar vc vai se mostrar mais criança do q a gente! Afe!!! Vc não presta atenção nem no q escreve! E só para lembrar, quem ri de vc somos nós. De tanto vc escrever a troco de nada!
    Passar bem….(bem mal)

  73. Quais são os motivos do ser humano?
    Diversão?
    Cinismo?
    Pilhéria?
    Não sei.
    O que sei é que me interessa levar a dúvida onde houver certeza.
    O outro lado onde houver um lado só.
    Esse é meu mote, essa é minha motivação.
    Essa é minha grande alegria, pois nunca vocês precisaram tanto, mas tanto de alguém que lhes diga “não, você está errada”.
    Não para me colocar como sendo melhor ou pior do que ninguém.
    Mas pelo simples exercício da contestação.
    Sou do contra?
    Mais do que isso.
    Eu te desafio com suas próprias armas.
    E, inevitavelmente, você sempre perde.
    Ou foge.
    Interessante como não vale absolutamente NADA do que você acredita, não é mesmo?
    Com um sopro, ponho tudo abaixo.
    Seu mundo e suas concepções são mais frouxas do que imagina.

  74. *_Amo turma da Mônica Jovem_*!♥ disse:

    Luna, me polpe, por favor!!!Dizer que quer falar com pessoas mais inteligentes como o Roberto Pereira???

    Uma pessoa daquela que só reclama, fala mal e xinga as meninas, me polpe!!!!!!!!!!!!!!!OK???:P

  75. eu concordo com amo turma da monica jovem
    e outra roberto vc é um ediota , enbesio , redicolo e pelo geito até um velinho com bengala que só vive recramando ta ??????
    a e ve se crese porque desse jeito parese uma criançinha nimada que só recrama ta????
    e eu tenho 9 amos e se vc vor falar da minha escrite é melhor escutar eu tenho dificudade de escrever ta????
    e se vor me chamaer de bora
    eu canhei em primeiro logar do quampionato de redação tá????? então me poupi!!!!

  76. numinteressa disse:

    eu axo q vc tah mto errado

  77. Luna disse:

    Olha “Amo Turma da Mõnica Jovem”

    Se vc reparar a data desse post, ele é antigo. Quando eu disse que o Roberto Pereira é inteligente, é porque na época que ele disse que as pessoas que se doem tanto por gente que não existe ou não conhece são tontas. Eu concordo com isso.

    Agora, ele começou a baixar o nível. Porque eu acho que um homem que se diz casado, com filhos, aparentemente com mais de 30 anos (digo pela foto) ficar brigando com meninas pela net eu acho ridículo. Acho que ele deveria dar o exemplo.

    Agora sobre seu comportamento, ressuscitar uma mensagem velha minha só para ter motivo para briga, sendo que eu nem estava mais discutindo o assunto, é ridículo também.

    Façam-me o favor de me deixarem fora dessa. Vou levar minhas opiniões para locais mais agradáveis.

  78. Da mesma forma que você faz de si o que quiser, eu faço de mim mesmo o que me apetece.
    Não cabe a NINGUÉm julgar-me além de minhas idéias pois tentar projetar em mim algum critério moral é simplesmente ser idiota.
    Porque não nos cabe julgar a moralidade de quem quer que seja. Mesmo porque não é esse o assunto do tópico.
    Além do mais, qual o problema em se comentar o que se quer?
    Pior do que comentar é se calar mas a Luna está certa: porta rua é serventia da casa.

  79. Marcelo Oliveira disse:

    Olá a todos,

    Como proprietário do blog preciso me manifestar sobre o que acontece debaixo do teto da minha casa. Esse post está chegando aos 100 comentários, sendo que o número de comments veio se intensificando no último mês, com a chegada de Amo a Turma da Mônica Jovem e a discussão sucitada por essa pessoa.

    Minha política quanto a comentários têm sido a de permitir liberdade de expressão por parte de qualquer pessoa desde que não comece a xingar ninguém ou falar obscenidades (e recebi muitos comments assim). Trocas leves de insultos fazem parte das engrenagens de uma discussão, mas acho que chegamos àquele ponto em que nada mais faz sentido pra ninguém, não é mesmo? Inclusive com ofensas que considero baixas, como discriminação por idade. Sejamos crianças ou velhos, devemos discutir sim. Não é porque se fala a uma criança ou a um idoso que as palavras perdem a importância – pelo contrário, devem ganhar ainda mais refino.

    Pois bem, queridos leitores desse tópico, queria falhar-les o seguinte:

    Turma da Mônica Jovem é um gibi, mas não apenas isso, uma vez que mexe com crenças, comportamentos, público leitor, então tem uma importância social que salta pra fora de suas páginas e da ideia do leitor isolado em sua poltrona. Não é à toa que existe essa discussão aqui e um número muito grande de grupos e fóruns de discussão pela Web.

    Discutir é muito, muitíssimo importante, mas condenar o gosto de alguém é algo sem classe e muito triste. Não existe motivo algum, claro, pra desprezar o gosto de alguém ou dizer que ele é fonte de burrice e alienação. Passei minha infância toda lidando com manifestações de arte e mídia consideradas alientantes (RPGs, quadrinhos e videogames) e me acho uma pessoa perfeitamente capaz de critica o mundo à minha volta e me posicionar diante dele. Não é a leitura da TMJ que irá corromper uma criança.

    Mas, os amantes da TMJ devem se manter abertos para críticas e reconhecer coisas pertinentes ou discordar delas. Refinar seus posicionamentos e críticas, deixar-se livre para o exercício de argumentação. Dizer que devo ter respeito pelo Mauricio de Sousa é ridículo, nem conheço o cara. Gosto do seu trabalho (embora tenha sérias dúvidas se algum dos materiais da Turminha que li foi escrito/desenhado por ele), mas poxa, eu não respeito ninguém simplesmente por ter um mercado estruturado e ter anos de experiência. Ele pode ser um profissional sério, mas vai lá saber se ele não construiu tudo em cima de desonestidade? Olha, muita ingenuidade respeitar o trabalho de alguém sem conhecermos a fundo – ler os gibis da TM que nem sabemos se é ele que escreve não revela nada.

    Bem, venho em primeira e última instância pedir que prossigam a discussão, ela não deve morrer, mas pode continuar de maneira mais tranquila e com argumentos mais interessantes. Não vamos deixar de lado nossas predileções pessoais, mas vamos pensar que o outro que comenta aqui também as tem. E vamos prosseguir analisando essa que deve ter sido a maior jogada editorial de 2008 no mercado de HQs.

    Abraços a todos,
    Marcelo.

  80. Luna disse:

    Concordo com você Marcelo.

    Entristece a guerra “Quem ama a revista a ponto de ser obcecado por ela” X “Quem não gostou da revista, mas cresceu com a Turma da Mônica e tem esperança que ela melhore”

    Como você disse, todos os gostos devem ser respeitados. Porque eu gosto de amarelo e outra pessoa odeia, essa pessoa não presta?

    Só voltei aqui porque recebi seu post no e-mail e gostei do que li. Aliás, acompanho outras coisas que você escreve.

    Abraço e até outro tópico, porque este já se perdeu.

  81. Não se trata do gibi.
    Não se trata do Mauricio de Souza, Turma da Mônica, nem se trata de mangá ou coisa alguma com relação à publicação.
    É Ego misturado com infantilidade.

    Ego porque certas moças acham que ela pode dizer a m(*) que for que o mundo tem que aceita-la porque “é a minha opinião e tenho que ser res-pei-ta-da.” O que, convenhamos, é uma tremenda bobagem e hipocrisia pois ela mesma não respeita a opinião dos outros, quanto mais a idéia contrária alheia…

    Que nos leva à infantilidade da dita cuja, que com certeza vem de um ambiente hiper-protegido em que o diálogo não rola…
    Minto. Até que rola. Mas DELA para o mamãe lhe comprando o gibizinho, com o papai pagando as contas da Internet.

    Tanto que tudo se resume ao “gostei do que li”.
    O objetivo é esse: SER AGRADADA, BAJULADA, MIMADA mesmo. E isso, francamente, é a coisa mais ridicula de se manifestar na Internet, este grande palco de flames e discussões.

    E com relação ao Maurício, francamente, ele não desenha NADA! Não escreve NADA! No máximo MANDA a turminha fazer o que ele quer e pronto.
    Ele é CHEFE, empresário dono de dezenas de empresas, licenciador de dezenas de produtos (Digimon era representação dele, sabia?), MILIONÁRIO que, inclusive, esteve na Alemanha ate pouco tempo, passeando. Tá lá no Twitter do homem…

    Mas, de novo, vem aquele caso de adorar a IMAGEM do sujeito, uma imagem FALSA, PROJETADA para fazer com que meninas ingênuas acreditem que ele desenha, que ele escreve, que ele faz a revistinha que tanto agrada.

    É importante dizer essas coisas para que a turminha não se mantenha feito GADO, mergulhada nessa ALIENAÇÃO MEDONHA que nem está a maioria dos brasileiros.
    E eu fico feliz em dar minha contribuição para destruir esse mito pois sou um iconoclasta.

    Maurício de Souza é uma farsa, meninas.
    Da mesma forma que a Lisa TKM não é atriz, Malhação não é teatro e os Jonas Brothers não são músicos.

    Entenda isso e cresça.

  82. ARQUEIRO VESGO disse:

    Putz!!! Sinceramente, eu não acredito que vocês ainda estão brigando…

  83. Adjetivador disse:

    É pessoal, a máquina (O Sistema) ainda demonstra seu poderoso vapor. Eu disse ainda, pois sou da década de 80 e vi muita coisa acontecer que diziam que era impossível de acontecer como a Estrela (empresa de brinquedos) falir, o “nosso” famoso Didi falar em seu próprio programa que morar no Ceará é uma ofensa, a Sadia se vender para a Perdigão, o papa usando internet e a morte de Michael Jackson. A próxima vai ser a queda do capêtalismo (e seus outros derivados como o consumismo, junto com ele), que já começou, ou vocês acham que a crise foi resolvida?

    Bom, essa historinha da “TMJ” é mais uma chupada que o sistema fez no talentoso Mauricio de Souza. Ele só é mais uma “Ploc” (Famosa goma de mascar dos anos 80 e 90) na boca do sistema, pois enquanto ele for doce para o sistema continuará sendo mascado e quando perder o açúcar será cuspido fora.

    É assim que funciona: o Mauricio tem um estalo, cria e modela suas idéias para apresentá-las aos seus “co produtores”. Ai vem os “investidores” e lapidam aos seus modelos persuasivos, “mamulengueiros” e lucrativos transformando a arte de uma idéia original em uma coisa liquida, marrom, fina e de perfume devastador, mas vestida com uma roupagem “da hora”, pra ninguém perceber (só depois que a compra está feita) e comprar mais e mais.

    Mas isso está mudando em uma velocidade cada vez mais positiva e assustadora (positiva para nós e assustadora para o sistema, é claro), pois cada vez mais se pode perceber que o homem, o jovem, o pré-adolescente compra uma “coisa” (um produto) e percebe que o que ele realmente queria não estava ali e em seguida, parte novamente a procura de satisfazer sua necessidade e cada vez mais ele buscará, pois nenhum produto substitui uma necessidade vital e os espaços de tempo de percepção destes “intervalos” (tempo que se dá entre uma compra e outra, também se refere ao tempo que o sistema provoca/desperta um novo desejo, quem na maioria das vezes nem existia), ao contrario do que a máquina previa e determinava, está sendo cada vez mais alargado pelo próprio consumidor, pois o homem sempre pensou, o homem sempre questionou e este presente somente Deus é capaz de nos tirar e não tem lavagem cerebral que dê conta!

    Eu confio no talento de Mauricio de Souza, só não fico feliz pelo fato de ele se prestar a esse papel de permitir que toda sua criação seja “podada” e mostrada à maneira dos empresários. Ele pode sim tentar uma carreira mais digna de suas criações, mas pergunta se ele quer sair da sua esplendorosa e confortável “cela social”.

  84. ARQUEIRO VESGO disse:

    É melhor (pra quem não gosta), começar a se consolar, pois a “TURMA DA MÔNICA JOVEM”, veio para ficar!!!

    Dizem que quando o Maurício de Sousa lançou na década de 60 sua turma original da Rua do Limoeiro, todos criticavam dizendo que suas histórias não refletiam “a realidade brasileira”.

    Ele não deu bola e hoje é chamado de “Walt Disney Brasileiro”. Reflitam sobre isso, pois a história está a se repetir!!!

  85. Tem um ditado sábio que diz “a história sempre se repete, em tom de farsa”.

    Reflita você sobre isso, meu caro arqueiro puxa-saco!

  86. E o Maurício não cria nada, quem cria é a equipe dele, seus goiabas!

  87. joicy disse:

    como eles cresceram

  88. Maisa disse:

    Para ROBERTO PEREIRA:

    Pera aew,o gibi num foi feito para gente “nova”,jovens?
    O quê que um VELHO feito vc ,entende do que os adolescentes e jovens(coisa que faz séculos que ele num é mais) querem ou gostao?
    Vai falar mau dos classificados vovô…
    A turma tá muito antenada e amo o jeito com que a magali ta se cuidando,devemos sim consumir coisas saudáveis e ama nosso corpo…
    Antes que agente fique velho como o Roberto….

  89. Maisa disse:

    Ahhhh… e o quê têm haver vc dizer que o Maurício tá na Alemanha a passeio?E daí?Ele trabalhou duro e agora deixa uma turma competente trabalhar em SEUS projetos(tudo é idéia dele) e mais antes de publicarem o gibi ele o avalia…
    Falar mau do sucesso do trabalho dos outros é que é ser goiaba…

  90. Maisa disse:

    Roberto vc é um velho bobo que quer falar sobre assuntos
    de jovens….
    embora a idade do maurício,ele colocou uma turma jovem pra trabalhar e falar sobre nosso “mundo”,mas vc é coroa e ñ sabe o que tá na moda….
    E gente por favor falar mau das compras da Mônica?
    Por favor…
    Quem nunca fez algo parecido?

  91. Maisinha querida!
    Eu não sou contra o seu amado Maurício de Souza.
    Eu mesmo, com 45 anos, me alfabetizei com a Turma da Mônica. Minhas filhas lêem a Turma da Mônica. E eu conheço o Maurício pessoalmente, sei que ele é espírita, que é milionário, etc.
    E, acima de tudo, suas empresas movimentam trabalhos que geram milhares de empregos e isso é mais importante que tudo.
    Só que, diferente de você, eu não vou dizer que acho que TUDO o que ele faz é puro, casto e perfeito.
    O que eu critico é que ele CAFETINA, EXPLORA e SE FAZ USAR de um pessoal prá vender a imagem de desenhista, de roteirista, de escritor
    Ele não é NADA DISSO!
    Ele é um empresário que GERENCIA várias e várias equipes que TRABALHAM PARA ELE!
    E, no final de tudo, nem a assinatura nos livros, gibis e desenhos é dele: é uma LOGOMARCA!
    Na minha concepção, ele está mentindo.
    Está enganando, está LUDIBRIANDO a audiência porque vende uma imagem FALSA disso e daquilo…
    Sendo que sua a camisa é sua equipe.
    Os meus projetos quem faz sou eu. Quem escreve meus textos sou eu, quem ilustra é minha esposa, quem arte-finaliza é meu amigo Fernando, etc, etc.
    Mas você sabia que o Maurício não escreve UMA LINHA do gibi que você adora?
    E olha aí você adorando um cara que não faz nada eque explora os outros!
    Sim, eu sei que ele faz isso dentro da legalidade.
    Só que, de novo, na minha opinião, isso é falta de ÉTICA!
    E um cara que esconde isso de crianças e adolescentes só prá ganhar dinheiro…?
    Sinto muito, não vou dar endosso, não.
    Sim, eu sou velho mesmo; mas você também será!
    E O SEU PAI TAMBÉM É VELHO!
    E todo dia cocê vai lá e dá um beijo e um abraço nele.
    Acorda e vê se cresce, menina!

    • Maisa disse:

      Para Roberto Pereira:

      Bem como o senhor falou ele realmente ñ faz os gibis,
      mas pense bem ele no começo de sua carreira era quem tudo fazia,ilustraçao,criaçao de textos,a publicidade do mesmo e muito mais.A ídeia original e os primeiros trabalhos foram deles.Ele ñ roubou,enganou ou ludibriou para chegar onde chegou.
      E mais quem em sã conciência depois de trabalhar duro e ficar milionario,ia continuar a trabalhar loucamente a essa idade para agradar gregos e troianos?Ele tem mais é que curtir os frutos de seu trabalho e de seu NOME!

      Por fim lhe desejo sorte em seu trabalho, e claro meu pai tá no seu time(de coroas),mas se comporta como tal,e ñ fica falando de Turma da Mônica Jovem
      com outros jovens.

      Infelizmente vou crescer,mas estou feliz com meus poucos aninhos e minha juventude a flor da pele.

  92. Maísa, talvez o Maurição tenha feito desenhos no começo de carreira. Sei lá, não tenho como saber.
    Mas o que importa é o que ele faz HOJE!
    Porque, caso não saiba, o passado está morto. Ele não existe mais e, por isso, pode ser facilmente recontado, reconfigurado a acertado de acordo com os interesses de uns e outros.
    Outra: você sabia que o Maurício “se baseou” na Luluzinha prá fazer a Mônica? E que todos os primeiros personagens dele foram “derivativos” da Turma do Bolinha?
    Que tipo de trabalho “original” é esse que se baseia nas coisas dos outros? Hm?
    E como é que você pode ter CERTEZA ABSOLUTA que ele não enganou ninguém? Você esteve ao lado dele nos últimos 40 anos acompanhando TUDO o que ele fazia?
    Eu poderia citar alguns depoimentos de antigos desenhistas que disseram que o Maurício fez muitas das suas…
    Mas eu lhe dou uma frase de um pensador, chamado Honorè de Balzac: ATRÁS DE TODA FORTUNA SEMPRE HÁ UM CRIME!
    Ninguém fica milionário sendo 100% honesto e 100% íntegro, menina. Sempre tem alguma coisinha e, infelizmente, você não pode ver porque só está ligada na imagem EXTERNA das coisas.
    Você só se liga nas APARÊNCIAS!
    Se você tivesse metade da informação que eu tenho, rapidamente mudaria de posição e deixaria de ser tão entreguista.
    Mesmo porque, um cara que MENTE para crianças, é capaz de QUALQUER COISA, sabia?
    E não se iluda: sua juventude é extremamente passageira. Você não vai ser “jovem” pro resto da vida e uma hora você se ligará nas imensas bobagens que está dizendo.
    Assim espero.
    Cresce, menina.
    Cresce prá não ser levada no bico.

  93. Maisa disse:

    …”Se você tivesse metade da informação que eu tenho,”
    Realmente quanto a isso ñ posso dizer nada,são muitos anos né?

    Bem o recado claro e direto que quero dá é:

    A Turma da mônica jovem foi feita para nosso (público os jovens).A equipe da mesma conta com uma jovens antenados.
    É mais um sucesso da companhia do Maurício de Sousa,
    que podemos acompanhar…ele fez bem em voltar um trabalho para nosso público…

    Quanto aos invejosos,é fácil falar mau do que ñ conseguimos fazer,nem brilhar quanto uns brilharam…
    Não aclamo o maurício mas que ele merece parabéns pelo seu bem sucedido trabalho merece SIM.

    Se ele mentiu ou algo do tipo?
    Pelo amor de Deus….Ele tem dom e fez seu nome ser conhecido internacionalmente….
    Num sabe fazer igual?Pelo menos num tente derrubar quem conseguiu….

    Abraços Tio Roberto e inveja faz mal viu?
    O cara manda bem e pronto custa assumir?
    Velho que quer ser garotao é f***…

  94. Maisa disse:

    Realmente o Maurício cumpriu o que disse e a turma da mônica jovem segue fielmente ao estilo mangá e anime que é super dez….

  95. ARQUEIRO VESGO disse:

    Olha galera (na boa)… melhor deixar pra lá.
    E já que o Robertão aí gosta tanto de ditados, vou citar um provérbio árabe ainda bem mais popular: “ENQUANTO OS CÃES LADRAM, A CARAVANA PASSA”!!!

    FUI.

  96. Eu não me importo com o que vocês pensam ou deixam de pensar, crianças.
    Mesmo porque vocês são isso mesmo: crianças.
    Vocês não se levam a sério, então quem os levará?
    Apenas nutro a esperança de que, um dia, vocês cresçam e deixem de ser tão submissos e tão vendidos às imagens (falsas) que projetam em suas cabecinhas ocas.
    Mesmo porque, seus pais são assim, né?
    Já basta eles de gado, não precisamos de novilhos idem.

  97. Maisa disse:

    só tenho uma coisa a mais a dizer….

    …A MÃE!!!!!
    (se ñ entendeu pedi pro seu(a) filho(a) tI explicar vovô)

    Talvez eu compre um exemplar de seu trabalho,ai vamos ver se vc chega aos pés de um bom produtor deste gênero…
    Onde os encontro?,ou diz um site que o venda,compro com o meu cartão que NÃO ESTOREI(pelo menos por enquanto pai)….

    Tudo isso que falo é só pra dizer que o Maurício manda muito bem…{…ele num faz nenhuma linha…}
    Bobo quem num sab…foi do tempo…kkkkkkkk!!!!
    As primeiras versões foram feitas pelo próprio e falem até um bom dinheirinho hoje…Mas agora a empresa cresceu(justamente por ele ser um gênio dos quadrinhos brasileiros) e outros continuam com seu trabalho…
    Gente a turma da mônica jovem é muito legal e muitos amigo de fora do brasil até possuem assinaturas…
    Se somos jovens mimados?Ñ gostamos do que é BOM

  98. Dancem, bonequinhos!
    Dancem!

  99. Maisa disse:

    Só isto a dizer?
    Ta evoluindo…Simplismente ñ discuta, é melhor!
    Em um papo contra mim(embora sua idade) discutir é em vão..

    Bom quero que fique claro que ñ estou menosprezando trabalho de ninguém,acho que seus trabalhos Roberto,devem ser legais…
    Meu pai é sócio de uma editora ele disse que ñ conhece ou ñ lembra de um trabalho seu mas falou que pesquisaria e irá me mandar pelo menos os 5 primeiros exemplares de seu trabalho(se conseguir achar,mas se tratando do meu pai…ele acha)
    Prometo lê-los e serei sincera quanto a qualidade do mesmo.

    Quanto ao escrito acima ñ acho que a turma da mônica jovem esteja criando jovens consumistas e “maléficos”….(me poupe)
    É uma ótima revista,mais um bom sucedido trabalho das empresas do Maurição….

  100. Maisa disse:

    Mais uma coisa quanto a sermos ingênuos ao admirar os trabalhos de Maurício,sobre o império de mentiras e maldades de maurício(huahuahua)…É PIADA? kkkkkkkkkkkkkk

  101. Maísa, você, novamente, enganada a meu respeito.
    Eu não estou discutindo com ninguém.
    Eu apenas comento sobre o que leio e exponho minhas idéias.
    Mesmo porque aqui não há “pessoas” para que eu respeite. Apenas comentários, meras sombras difusas de pessoas que, sinceramente, mostram ser bastante…
    Como direi…

    Passivas.
    Submissas mesmo.

    É isso que me impressiona porque eu tenho uma convicção de que a molecada, a tal “juventude” deveria ter pelo menos um FIOZINHO de atitude. Que pode ser traduzida porcamente em rebeldia mas atitude de qualquer forma.

    Atitude essa de DÚVIDA, de CONTESTAÇÃO, de desconfiar mesmo dessas coisas que são oferecidas com tanta facilidade, essas imagens expostas com tanta…

    Fé.

    E, pior de tudo, vocês engolem com anzol, linha e carretel!
    Vocês aceitam que o Maurício não desenhe, que ele não escreva, que ele não faça absolutamente NADA de NADA!

    Na minha concepção, assinar algo que você não fez, uma obra, desenho, filme, livro…
    É mentir.

    Mas vocês aceitam essa mentira como sendo uma coisa normal, talvez até mesmo louvável porque “todo mundo é assim”.

    Isso me incomoda e me entristece. Mas o que posso fazer a não ser lamentar o fracasso da geração de vocês?

    Agor, falando de mim, os meus trabalhos não são legais.
    São péssimos! PARA MIM, acho-os detestáveis!
    Mas tem assim de gente que curte, que gosta e que compra.
    Eu acho isso um absurdo mas o que posso fazer?
    Há quem goste dos olhos, outros da remela.

    Mas, por pior que eu considere meu trabalho, o legal nele é que consigo manter um distanciamento dos leitores.
    Quem detesta eu ouço e separo as críticas.
    Quem adora eu ouço, mas não me deixo levar pela bajulação.

    E já que você foi legal, me manda um email que te dou um exemplar de meu primeiro livro, o Mundos Sem Sol.
    Os meus próximos livros, o Mil Nomes e Pedro, estão na análise de duas editoras. Mas me escreve que te mando meu perfil no Orkut que lá tem trocentas imagens deles prá você ver.

    E o Maurício é um monstro.
    Eu sei.
    Eu vi.

  102. Maisa disse:

    Roberto,
    …(Agor, falando de mim, os meus trabalhos não são legais.
    São péssimos! PARA MIM, acho-os detestáveis!
    Mas tem assim de gente que curte, que gosta e que compra.
    Eu acho isso um absurdo mas o que posso fazer?)

    VC É ESTRANHO…HUMMM,DIFERENTE…
    Mas normalmente pessoas assim são boas pessoas…

    Bom,possuo dois e-mails,um que uso para comentar coisas interessantes(que é o q eu estou usando agora),e um para digamos meus “negócios”(compras,amigos,compras)…Estou curiosa sobre suas publicações…(ganharia pontos com meu pai por me interessar pelo assunto)Mas ñ posso publicá-lo em algo como a internet(onde qualquer um pode ver)…Ñ é frescura é q as nossas empresas são influentes no Norte e Nordeste do Brasil,e dêz de pequena me exigem cautela em tudo…Se vc soubesse….ter internet no notebook foi um Deus nos acuda,pois segundo meu pai é a janela de perdições na própria casa…O motorista é segurança…kkk..pode?
    Por isto me diga onde encontrar,se for longe ñ tem problema viajamos muito….

    …”E o Maurício é um monstro.
    Eu sei.
    Eu vi….
    Daria um bom dinheiro por esta história…

  103. Maisa disse:

    E para o autor do primeiro comentário:
    que história é essa de …um consumo irrefletido?
    Nós garotas gastamos muuuuuuuuuiiiiitoo mesmo,a turma só afirma a realidade…toda semana gasto 250 no salão,só no salão fora outras coisas,e meu pai ñ reclama…
    vc é que é pão duro…Claro o dinheiro têm seu valor…
    Meu pai mesmo veio de uma família humilde,mas ñ devemos nos privar de boas compras,faz bem!!!
    Ñ estou me gabando por ser rica,só quero dizer que consumir é uma necessidade,principalmente para o país…

  104. É uma questão de filosofia: se eu disser que está ótimo, lindo, perfeito e o escambau…
    Eu me acomodo.
    Não me esforço e fico ali, deitadão, sossegado, eternamente em berço explêndido.
    Conheço trocentos bilhões de fórmulas de roteiros, criação de textos, timeline de história, etc.

    Só que se eu passar a usa-las constantemente (e as uso, eventualmente porque não sou de ferro), se eu apelar para os clichês, o meu trabalho fica comum.
    Bestinha.
    Funciona, dá dinheiro, a turminah gosta, bla, bla, bla…
    Mas eu vou me sentir péssimo. Porque vou perder minha autenticidade.

    Fazer o que? Eu sou assim.

    Eu entendo perfeitamente o que você quer dizer. Já trabalhei em empresas, e conheci famílias, bastante opressoras e ditatoriais.
    Tudo tem uma justificativa, claro, mas é preciso cautela.

    O meu email está aqui: jrp964@gmail.com e nesta mensagem tem o link pro meu site/blog.

    Meu MSN é jrp_1964@hotmail.com

    E meu podcast é: http://obscuro.mypodcast.com

    Essa é a vantagem (e desvantagem) de se ter vivência: nossos ídolos caem no chão muito depressa…

  105. ARQUEIRO VESGO disse:

    Das duas uma, galera: ou o Robertão não passa de um colonizado, acreditando que quadrinhos descolados são os da Marvel ou da DC e etc., ou então isso…

    “É DOR DE CoToVELOOO…”

  106. Não, arqueirinho púrpura.

    Eu não sei dizer o que é quadrinho bom.
    Eu sei o que é quadrinho bom PARA MIM! E posso lhe recomendar algumas das melhores produções de HQs do mundo, mas é só até aí que eu vou.

    E, lamento lhe dizer, eu não leio Marvel/DC já fazem uns 30 anos.

    Na verdade eu leio mangá. Nada do que é publicado no Brasil mas eu baixo os scans de uns sites maneiros que conheço.
    Não leio nada de Naruto, Bleach ou outras coisas prá adolescentes, pois minha idade e gosto pessoal não permitem isso.

    Vê se cresce, menino.
    Já é hora, certo?

  107. ARQUEIRO VESGO disse:

    Deixa ver se eu consigo responder sem ser muito grosseiro. Huumm… “VAI TE CATAR, VOVÔ”!!!

  108. Sua hora vai chegar, menininho.
    Sua hora vai chegar.

  109. ARQUEIRO VESGO disse:

    Okay, Robertão (desculpa aí, vai). Eu até respeito teu gosto pessoal e tudo. Mas te aconselho a não ficar divulgando ele por aqui. Sabes como é, né?!? “INCENTIVAR O USO DE DROGAS… É CRIME”!!!

    HAHAHAHAHAHAHA…

  110. Mari disse:

    Bom primeiramente quero dizer que jamais vamos conseguir agradar a todos nessa vida. Porém as críticas servem para se aprimorar as ideias. Creio eu que Mauricio de Sousa com a visão que ele tem, terá outros meios de continuar o seu maravilhoso trabalho. Ele consegue agradar todas as idades com o seu trabalho.
    Outro dia fui até a livraria Saraiva e presenciei uma menina de mais ou menos 3 anos de idade folheando a revistinha da Mônica. Achei o maxímo pois por meio dessas oportunidades quem sabe não venha a ser uma grande leitora. Algo que precisamos fazer sempre. Ler bons livros e viajar!!!!!!!!!!!!

  111. Clauida disse:

    que legalllllllllllllll

  112. A tal “visão do Maurício de Souza” não existe.
    Mas é aquele caso, quem está com a cabeça enfiada na caixa, acaba achando que está vendo o mundo e sabendo de tudo…
    Mas apenas está com a cabeça enfiada na caixa.

    Que triste tendência é essa que vocês, jovens, tem de se vender por tão pouco.

    Por tão pouco.

  113. Luna disse:

    Que triste é essa tendência sua, Roberto, de encher o saco dos outros!

    Pronto, falei!

    Putz, na minha opinião o que vale é cada um pensar o que quiser com o direito de não sofrer represálias e agressões.

    Entretanto, o povo continua brigando, apesar do apelo do dono do blog para parar!

    Puxa, Roberto, se eles são jovens alienados, deixe-os ser. O que se pode fazer além de lamentar? Você já deu a sua opinião, cabe a cada um refletir e aceitar se quiser.

    Você está com um pensamento obsessivo, querendo provar a todo custo que o Maurício não vale nada. Para que? De todo jeito, o povo continuará comprando e ele ganhando seus milhões…

    Então, ao invés de discutir com criança (já que ficou claro que ninguém vai ganhar essa discussão), que tal gastar seu tempo com alguém que realmente valha a pena (um amigo, seus filhos, etc.)?

    Falo de coração. Não quero que se sinta agredido. Mas é que deu o que tinha que dar há muito tempo. Eu mesma reconheço que me excedi com minhas brigas com “Amo Turma da Mônica Jovem”, mas parei há muito tempo. E ela também… Pense nisso!

  114. Que te disse que é prá ganhar alguma coisa?
    Eu estou CON-VER-SAN-DO, minha filhinha!

    No fundo, sabe o que você é?
    Uma matriarca conformada!

    Oh, tadinhos, um dia eles crescem! Deixa as crianças serem crinças, mimimi, que gracinha, bububu…

    É prá isso que você acessa a Internet? Prá destilar seu CONFORMISMO ENTREGUISTA?
    E ir contra quem pensa diferente de você?

    Me poupe!
    Se não gosta do que eu digo, NÃO ME LEIA!
    Se discorda de mim, aja que nem a “adulta” que diz ser e DEBATA! CONVERSE! Exponha seus argumentos e não me venha com esse cala a boca.

    Porque da mesma maneira que você pode achar que tudo são flores, eu posso achar o contrário e tenho o DIREITO de me manifestar tanto quanto você.

    Se eu estiver obcecado com algo, o que não estou, o que você tem com isso?
    NADA!
    É sua vida que está em jogo?
    NÃO!

    Então pare de bancar a fascistinha e deixe as pessoas se manifestarem como bem quiserem.

    Ou será que você tem MEDO de enfrentar a verdade e tem MEDO de que as “crianças” aí percam a ilusão que você já perdeu?😉

  115. Luna disse:

    Só tenho uma coisa a dizer: SÓ GENTE LOUCA SE ALTERA POR TÃO POUCO! VAI PRO HOSPÍCIO, VAI!!!

  116. Vê se cresce, menina.
    Sigh heil!

  117. Luna disse:

    É só isso que tem para dizer?

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    Vê se cresce você! Eu rio de uma criatura desprezível que não tem nada melhor para fazer do que buscar briga com gente que não conhece! Seu ego é tão inflado, se acha superior aos outros, cuidado que o tombo é grande!

    Agora, com licença que, como a adulta que eu sou, vou fazer algo mais útil: trabalhar, sabe o que é isso?

  118. Também te amo, benzinho.

  119. Pacificador disse:

    Que discussão mais escrota!
    Eu esperava ver apenas comentários sobre a TMJ e não pessoais.

    A todas as garotas e garotos que defendem tanto o Mauricio e/ou a TMJ, acalmem seus nervos, pois isso é um fórum de opiniões sobre o tópico. Selecionem as críticas pessoais, se tiver alguma que seja aproveitada, e use-na para seu desenvolvimento. Não cometam o mesmo erro que algumas pessoas. Não xingam, “escrachem” ou ridicularizem as outras, pois é o comportamento que reflete a pessoa que você realmente é.

    Roberto,

    No começo achei apenas que você era mais uma pessoa que comentaria a respeito da TMJ, posteriormente pensei que você já foi um funcionário do Mauricio de Sousa que foi demitido por justa causa. Isso significa que é incompetente. Contudo, mudo minha opinião e peço que leia abaixo:

    Você também deve respeitar qualquer outra pessoa, pois como você mesmo disse indiretamente, não se deve julgar a pessoa apenas pela aparência, ou pelo modo como ela é vista pela sociedade. Seu sarcasmo e desrespeito apenas suja o seu nome e caráter.

    Desculpem ter mandado esse comentário nesse tópico, já que, repito, não tem nada a ver com discussões pessoais, mas não tolero uma pessoa se julgar superior a outra.

    abraços

  120. Pacificador, é interessante como você combate a escrotice…
    Sendo mais escroto.
    Mas até que faz sentido pois você já carregava todos os preconceitos típicos dos escrotos dentro de você.
    Por isso que lhe pergunto: quem é você para me julgar, cara?
    Aliás, quem te deu o direito de me julgar?
    Ou mesmo achar que eu sou isso e aquilo?
    Ninguém.
    Fosse você o homem justo e digno que IMAGINA ser, teria percebido, desde o início, é que é meu direito ter a opinião que bem entendo sobre a figura pública de Maurício de Souza, seu trabalho e suas posturas empresariais.
    Apenas isso.
    As discussões que eu tive com essas crianças mimadas deste tópico apenas serviram para mostrar minha opinião sobre elas.
    E sim, eu sou superior sobre elas porque não apenas tenho mais idade, mais experiência e mais VIVÊNCIA sobre o assunto em tela… E outros assuntos.
    Sou superior inclusive a você, pois assino meu nome e me exponho, enquanto que você, covardemente, se esconde atrás de um apelido.
    Portanto, repito: que moral um cara que não honra o próprio nome e se mantém no anomimato pode ter prá julgar-me?
    Mas pelo menos você mostrou que ser escroto e covarde são coisas que faz parte de seu caráter.
    Sacou?😉

  121. Pacificador disse:

    tiozão,

    eu tentei apaziguar a situação, contudo reforço ainda mais um pensamento graças a você

    “é melhor pensarem que você é um tremendo de um idiota do que abrir a boca e não deixar dúvidas”

    E, Primeiro, quem prova que esse é seu nome verdadeiro? Segundo, se expor na internet é uma tremenda burrice. Terceiro, quem disse que eu te julguei, por favor leia novamente o outro comentário e perceberá que faço uma ressalva quanto ao que eu pensava. Quarto, aprenda a ler.

    Mas, What ever, se quer continuar assim não é problema meu, afinal você tem livre arbítrio. Não vou mais interferir nessa conversa.

    Obrigado, pois com seus erros ou acerto eu evoluo.

    Pacificador

  122. Da escola de malandragem que você quer entrar, benzinho…
    Eu fui expulso!
    Vê se cresce, moleque!
    A acesse meu site! HAHAAAAAAAAAAAAAAAAAAHAHA!

  123. Luna disse:

    Pacificador,

    Não ligue. O Roberto Pereira sofre de dois males crônicos: idiotice aguda e inveja extrema, com traços de egocentrismo agudo e falta do que fazer.

    Ele sente ressentimento de todos que possuem opinião própria, opinião esta que ele não consegue derrubar.

    Inveja ele sente de “Eu amo turma da Mõnica Jovem”, que tumultuou a discussão por muito tempo. A menina se tocou e parou. Agora ele quer assumir o lugar dela, puxando briga com todos.

    Pacificador, nem se dê ao trabalho de apaziguar a situação. Isso não funciona com certas pessoas. Abraço e boa sorte.

    Roberto Pereira, ninguém está interessado em ver o trabalho de uma pessoa escrota como você. Talvez você deva aprender um pouco com o Maurício de Souza, que é educado com todo mundo (pode dizer que é por dinheiro e o escambau, mas é assim que o mundo funciona). Se morda de raiva agora!!!

  124. Eu sou um revelador do caráter alheio.
    Um troll sofisticado, digamos assim.
    Eu faço as pessoas revelarem quem elas realmente são.
    No caso de você, menina, não passa de uma bajuladora que destila valores caretas e ultrapassados…
    E de um sujeito que ENRIQUECE com sua submissão e ignorância.
    Para você ver como eu sou bom, em menos de um minuto fecharei está página.
    E você vai ficar um tempão destilando sua raivinha infantil por ter sido “trolled” por mim.
    Pense em quanto você é pequena.😉

  125. Luna disse:

    Tenho pena de gente louca. Isso é tão triste!!!

  126. Luna disse:

    Troll sofisticado? KKKKKKKKKKKKK!

    Que besteirol extremo!!! Que jeito fresco de falar!

    E outra: gente sofisticada não agride os outros por ter opinião própria, ainda que diferente da sua!

  127. Menina, entenda o seguinte: eu gosto de provocar.
    Eu me divirto vendo a reação dos outros.
    Por exemplo, eu gosto de desnudar essa arrogância besta que você herdou de seus pais, esse jeito de superioridade burguesa, classe-média, que idolatra um empresário…
    Só porque ele faz um gibi que você gosta!
    Não só eu mostro o quanto você é pequena, mas como os seus valores pessoais são ridículos.
    De como você é uma pessoa rasa, superficial e desprovida de senso crítico.
    E isso vale para todos os que me enfrentam com beicinhos, sapateios, ofensas e essas risadinhas idiotas de adolescentes idem, o “kkkkkkkkkkkk”.
    Eu pego um assunto o destrincho qual um peru de natal!
    Mas ao invés de partilhar o peru, eu o jogo na cara de quem me serviu!
    Entenda de uma vez por todas, minha pequena menina pateta: as SUAS normas de comportamento castrante valem, quando muito, apenas para VOCÊ!
    Se eu discordar da opinião de alguém, eu posso atuar da maneira que bem entender.
    Ao mesmo tempo, se você for lá atrás nas mensagens, quem me agrediu primeiro foram vocês!
    Eu fui educado, polido mas firme e cínico contra essa idolatria contra o Maurício de Souza.
    Não xinguei ninguém diretamente.
    Nem me referi a ninguém.
    No entanto, olha aí você tendo pena de mim.
    Nunca estive aqui, menina.
    Nunca manifestei minha opinião verdadeira.
    Mas vocês, que se perfazem de baluartes da indignação e da justiça, me atacaram parecendo escravos zumbificados.
    Sobrinha, vou lhe dar um conselho sincero: nada é o que parece.
    Há sempre e sempre alguma coisa atrás das aparências.
    Não se deixe levar pelo seu Ego e suas concepções infantis.
    Alertada você foi.
    Agora, não erre mais.

  128. Luna disse:

    Se você tivesse prestado atenção nos meus posts antigos, veria que EU NÃO GOSTO DA REVISTA, SEU OTÁRIO!

    Você é um ridículo, fala de gente que nem conhece (ex. meus pais). Assim como você não conhece o Maurício de Souza. Como eu disse, pra que se doer tanto por algo ou alguém que vc não conhece? IDIOTA!

    O Maurício de Souza tá ganhando os milhões dele, e tá cagando pra você!

  129. Luna disse:

    E você está ofendendo todo mundo sim, desde o início. Pode não ter sido com xingamentos diretos, mas foi com seu jeito intransigente, querendo impor sua opinião aos outros por meio da agressividade.

    Você diz: “Eu pego um assunto o destrincho qual um peru de natal!
    Mas ao invés de partilhar o peru, eu o jogo na cara de quem me serviu!”

    Isso só mostra o tamanho da sua arrogância, o quanto você se ilude achando-se tão poderoso!

    Só me resta ter pena e nojo de você. Pena por se contentar com tão pouco. E nojo por você ser uma pessoa tão desprezível.

  130. Luna disse:

    NOVA ENQUETE:

    Porque o Roberto Pereira odeia tanto o Maurício de Souza:

    a) O Maurício era patrão dele e lhe deu um pé na bunda (conforme o Pacificador especulou).
    b) O Maurício de Souza é culpado por trazer a gripe suína ao país.
    c) O Maurício de Souza pegou a mulher do Roberto Pereira, fazendo desse indivíduo um corno recalcado.
    d) Nenhuma das anteriores. O Roberto Pereira é um grande invejoso, que se corrói pela capacidade de Maurício de Souza fazer fortuna com “tão pouco”.

  131. Luna disse:

    Pronto, cansei dessa brincadeira. Aos outros leitores, um abraço.

    Quanto ao dono do Blog, gostaria de ver mais comentários sobre a TMJ, se acha que melhorou, piorou, etc.

  132. BK disse:

    Viu só como é fácil?

  133. ARQUEIRO VESGO disse:

    Ééé… parece que o “Tio Roberto” conseguiu mesmo seus 15 minutos de fama (ou quase isso).

  134. lidiane disse:

    ela e bonita eu gostei

    dela

    beijos

  135. ana disse:

    a chei isso uma besteira de reclamar quemm fala essas coisa e gemt burra so tei esse site reclamamdo eo sou criança

  136. myllena disse:

    aff fala sério,vcs nao tem outra coisa pra fazer sem ser criticar o mauricio?!meu ele tem uma imaginaçao q…nossa!ninguem de vcs tem,acho q vcs tem q tentar fazer um gibi e vejam se conseguem…e o comentario de cima foi a coisa mais ridicula q eu ja li!!!!kkkkkkk!

  137. myllena disse:

    enquanto a enquete fico com a opcao c) O Maurício de Souza pegou a mulher do Roberto Pereira, fazendo desse indivíduo um corno recalcado.

  138. thayna disse:

    eu amor jogo da monica

  139. lily disse:

    concordo que o quinto gibi não foi um dos melhores,mas o décimo gibi fala sobre companherismo.
    quando os amigos da mônica a ajudam a resolver seu problema com as notas,prova que eles não se juntam apenas para namorar.

  140. Eu gosto de ler esses comentários idiotas feitos por crianças idiotas.
    Porque eles mostram o adulto idiota que está vindo.

  141. N@nd@ disse:

    Adoro ver as discussões do José Roberto Pereira.
    Suas opiniões minaram minha adolescência e me fizeram mais crítica do que já era, em saudosos tempos de Animax….

  142. N@nd@ disse:

    Não consegui acompanhar esse TMJ. Achei fraco.

    Vi alguns pontos esporádicos mas não tive estômago pra continuar.

    Eu gostaria mais de algo como o que eu mesma havia bolado anos atrás.
    As aventuras da turminha já adolescente, se esforçando pra entrar numa faculdade,
    ou não, querendo se divertir, descobrir o mundo… Tendo que conseguir o primeiro emprego de meio-período, fazer cursinho, ajudar a família…..

    Sei lá, acho que o mais legal do mangá nem é a aventura fantasiosa.

    Alguns dos mangás que mais gostei abordavam dramas humanos normais de pessoas normais, como Pastel e Bakuman.
    A fantasia é só um pano de fundo chamativo para os dramas da história.

    Eu me emocionei com Naruto, não nas grandes lutas e talz, mas nos pontos críticos do emocional dos personagens.

    Nas sequências infinitas de batalhas, eu leio rápido e por alto.

  143. Laïs disse:

    Caramba, peguei de um ponto que o Roberto tava discutindo com a Maísa e li até o final…Sou mais o Roberto viu…
    Não! Não me metralhem! Só vim aqui ler a crítica e então li alguns dos comentários e achei que tinha que falar alguma coisa, mas já estou indo embora.

  144. franci disse:

    eu amiiiiiiiiiiiiiiiiiiii bj monica ti adoro fuiiiiiiiiiiiiiiiii oi,oi , oi,oi,oi,oi,oi,oi,oi,oi,oi,oi,oi,oi,oi.bj,bj,bj,bj,bj,bj,bj,bj,bj,bj.bj deus te amar

  145. Obrigado pelas suas gentis palavras, Nanda!
    Fazemos o que podemos!
    Quando puder, visite meu site!
    http://www.japanfury.com
    Valeu!

  146. Any disse:

    Faz bastante tempo que esse idiota(Roberto Pereira) perde tempo nesse post.

    Cadê mesmo o tal “Mundos sem sol”?

    Humm… Se não me engano foi mesmo uma merda. O fim é uma tristeza. Fora os inúmeros conceitos já batidos nos mangás.

  147. Any disse:

    Detalhe: Também acho TMJ uma merda.

  148. marina disse:

    eu tenho uma colecão dos gibis da turma da monica e quero que um gibi a monica e quero que o maurício escreva mais gibis e eu va colecionando mais bjs

  149. marina disse:

    que legal le gibis ,mas eu queria que o maurício venha pra miha cidade no PARÁ em SANTARÉM POR FAVOR

  150. luciana disse:

    ei roberto pereira tu é um idiota seu lerdo para de chamar assim as crianças tu é um feio eu moro em são paulo e leio todos os recados entedeu para com isso e
    esse comentário não é indiota

  151. luciana disse:

    essa tal de marina tem o nome parecido com o meu.

  152. Shido Kurokawa disse:

    Bom… O que posso dizer😄
    Li tudinho😄, inclusive os comentarios…

    Pois aqui esta a minha opnião: Eu até gosto de TMJ, teve partes que eu não gostei, algumas coisas que forão desenhadas eu até gostei e ainda vo desenhar😄, algumas situações intresantes outras engraçadas, algumas tristes, mas é tudo… eu gosto e acompanho.

    E sem decha de lado tenho mais uma coisinha a diser ^^

    Sr. Roberto Pereira, eu fussei rapidament o seu site e achei algo q numca mais penssaria ver q foi um episodio de ‘Phantasmagoria’ que eu sempre acompanhava na extinta Locomotion😄.

    é isso acabo por aki…
    Bjs a todos…

    Ps.: pocha desculpem os erros de português ta galera, galerinha e galerona😄

  153. J.R.Pereira disse:

    Se pelo menos vocês fossem minimamente alfabetizados…
    Mas comprova-se: quem lê MAUrício de Souza fica retardado.
    Tipo vocês.

  154. Max disse:

    BK

    Caso não tenha percebido, você está há mais de um ano requentando uma discussão besta num blog de relevância discutível. Que ponto você chegou, hein?

    Antes você tocava revista e o caramba, “caiu” pra blog e agora é só mais um tumultando página de comentários.

    Concordo com muitos dos argumentos que você colocou aqui. Geralmente é assim que eu vejo o que você escreve. Mas e aí, quem se importa?

    Se você acha que a molecada que aqui se manifesta é da turma do internetês, bando de burguês ignorante e por aí vai.. como que você pode imaginar que alguém vai sequer assimilar o que você tá falando aqui??? Desculpa, mas aí é questão de coerência.

    Também observo que a molecada não sabe escrever, não sabe ler e consequentemente não sabe pensar. Inegável que gente que coloco nesse conjunto deu pitacos, mas e aí?

    Acho lindo ter um questionador no meio da unanimidade burra, mas e aí?

    TALVEZ um belo dia essa moçada tenha familia para sustentar, daí a água vai bater na bunda e eles vão se coçar pra vida, arrumar trabalho, entrar no esquemão.

    o talvez é para eles. Você já tá com cabelo branco, filho pra criar e ainda não arrumou um trabalho pra sustentar tua família.

    Essa molecada ainda tem chances, você não.

  155. julia disse:

    eu adoro a turma da monica. tenho a coleçao de todos os livros da historia e quadrinhos. mas ainda estou recebendo pelo sedex.

    A turma da monica jovem é um maximo. na existe revista melhor do q a dessa turma.
    e na verdade tbm ela é vamos se diser… mais ou menos educativa para mim, pois mostra a realidade de um adolescente….
    Bom eu adollooooo as revistas q colesiono da TURMA da MONICA JOVEM….. (L)

  156. putakiupariu disse:

    Abril de 2010 e ainda tão batendo boca pelo maruicinho?

    puta ki os pariu…

  157. J.R.Pereira disse:

    Max…
    Entrou por um ouvido, passou pelo outro mas, no meio do caminho, você LEU!
    Daí, VOCÊ assimilou.
    VOCÊ se importa.
    Obrigado por me dar razão.😄

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: