Recontando Feira de Santana em quadrinhos

Mercado Municipal, hoje Mercado de Arte Popular

Mercado Municipal, hoje Mercado de Arte Popular

Toda cidade possui sua coleção de mistérios, segredos e histórias. Desde os mitos fundacionais, àqueles mais ligados a localidades específicas dentro da cidade. Algumas cidades possuem, em seu estado de ser, maior força de demonstrar o quanto foi forjada por suas histórias acontecimentos – não são muitas as cidades que conseguem. A grande maioria delas emana uma fraca aura de existência, parecendo apenas um cenário pré-fabricado para a vivência humanam como conhecemos – anti-local, globalizada e urbana.

Feira de Santana deixou de viver sua própria vida aos poucos. Mesmo sendo a segunda maior cidade da Bahia em termos de economia e população, deve estar entre as últimas em condição de espírito. Como todas as cidades, Feira acomoda histórias incríveis, mas a grande maioria delas são mistérios realmente secretos, quase mortos.

Desfile comemorativo ao Centenário de Feira de Santana

Desfile comemorativo ao Centenário de Feira de Santana

Quantos moradores de Feira conhecem a lenda do Bicho do Tomba? E os significados do mural da rodoviária, uma metáfora anti-ditadura? Além do nome de Lucas da Feira, o que mais os feirenses sabem sobre ele e seu bando? Ruy Barbosa foi professor em Feira de Santana, numa época gloriosa em que até mesmo o filósofo Sartre a visitava. Dizer que se morava nessa cidade era sinal de distinção, pois as damas e cavalheiros de Feira de Santana eram associados à alta cultura e bom gosto.

Novamente indago, quantos feirenses sabem disso? As raízes de Feira de Santana são bastante renegadas nas escolas, pela população e pela mídia local. O Museu Casa do Sertão não é um chamariz popular, o Centro de Abastecimento não toma as ruas como as antigas feiras e o vaqueiro, um dos símbolos da cidade, mal é visto no noticiário local, a não ser quando próximo de eventos ligados à criação e exposição de gado.

Creio que a razão da História feirense ter perdido seu valor é o fato da cidade ter passado transformações cada vez mais impactantes no seu desenvolvimento rumo à sua atual plenitude como potência comercial baiana. Novos “mitos” surgiram, como o Feiraguai, mas a transição entre a Feira que foi até o fim dos anos 80 para a Feira dos últimos quinze anos foi bastante brusca e traumática para o espírito da cidade. Prédios históricos foram demolidos e os outros não farão falta para a maioria dos moradores da cidade. Todos conhecem os personagens das novelas, as músicas do TOP 10 da rádio e os livros best-sellers, mas não possuem acesso fácil a produções locais.

Baile na Sociedade 25 de Março

Baile na Sociedade 25 de Março

Para aprender o que sei sobre a cidade, tive de desbravar a cidade: procurar acadêmicos da área de História, visitar todos os museus da cidade, pesquisar na Internet, fuçar sebos, abordar desconhecidos nas ruas. Tudo isso para escavar uma ponta da trama que acompanha a cidade desde seu nascimento.

Pretendo contribuir com minha cidade natal contando as histórias que sei delas. Falar sobre o medo que corria as veias das donzelas ao imaginar o hálito quente do Bicho do Tomba; sobre o comunista autodidata e poliglota que habita o bairro Kalilândia e que fugiu da morte na ditadura; sobre o argentino pintor a caminhar e resmungar pelas ruas de Feira de Santana, que esconde uma inteligência rara e pouquíssima preconceituosa; das filarmônicas orgulhosas e ávidas por vencer a disputa do gosto popular e, claro, sobre o homem-mita que carrega a cidade no nome: Lucas da Feira.

Antiga feira livre na praça João Pedreira

Antiga feira livre na praça João Pedreira

Eu e Marcos Franco – um grande, porém desconhecido, artista de Feira de Santana – estamos escrevendo a biografia de Lucas da Feira em quadrinhos. Esperamos concluir o roteiro até o fim de 2009, para procurar patrocínio para sua impressão. Se tudo der certo, em 2010 estaremos retornando à Feira de Santana uma história já contada e recontada através do cordel, mas através de quadrinhos. Lutamos para que seja algo novo e surpreendente para a população da cidade, e que essa surpresa os leve a uma catarse que os una em sinergia com a cidade que os circunda. O espírito de Feira de Santana precisa rejuvenescer.

Fonte das Imagens: http://www.radionordestefm.com.br/imgs/jacobina/01.jpg

19 respostas para Recontando Feira de Santana em quadrinhos

  1. Realmente, a história dos “interiores” que não interessam tanto no que diz respeito à turismo está sendo negligenciada pela mídia. Ainda bem que temos as mídias alternativas para poder divulgar esse passado, mesmo em um trabalho de formiga, rico e significativo.
    Acho a idéia de recontar histórias em HQ massa. Projeto ousado, juntar “causos” antigos com uma linguagem “moderna” e dinâmica. Isso dá reggae, ou melhor, dá HQ!
    Congratulações pela iniciativa dos dois.

  2. Carolina disse:

    Olá, muito legal a iniciativa, parabéns. Eu faço história na UEFS, e nesse espaçoé possível encontrar uma grande gama de informação e estudos sobre Feira de Santana (teses da pós-graduação, mestrado e doutorado de profesores, e agora teses das monografias de graduação). No entanto, é perceptível a dificuldade que existe em levar esse conhecimento produzido para fora dos muros da universidade, e acredito que se vocês conseguirem produzir um trabalho legal com as HQ’s, uma possibilidade mais concreta de divulgação pode-se fazer presente no cotodiano de parte dos feirenses; indo além e até sonhando um pouco, esse material poderia ser usado em escolas, levando uma reflexão sobre história e cultura local.
    É isso, novamente parabéns. ^^

  3. Lucas Pimenta disse:

    Eu quero ver esse grande projeto pronto.

    Parabéns pela iniciativa irmão.

    Forte abraço

  4. Marko Ajdaric disse:

    Ei, ei, EIIIIIIIIIIIIIIIIIII, que legal, eu já expus na UEFS, tenho muito carinho pela idéia, por favor, entrem em contato conosco, queremos ajudar um pouco a dar visibilidadea a esse projeto

    Marko Ajdaric
    Neorama dos Quadrinhos
    A maior newsletter da Nona Arte do Mundo

  5. […] É por isso que lanço a pergunta a todos que acessam esse blog, especificamente para os moradores de Feira de Santana: o que você sabe sobre Lucas da Feira? Pode ser qualquer curiosidade acerca dele. Vamos tentar remontar algumas histórias sobre Lucas e ver até onde chegamos perto dos mistérios que o cerca. Essa contribuição se refletirá na construção da obra em quadrinhos sobre o personagem. […]

  6. Suzana disse:

    adorei a ideia. Acho que vai ser uma fonte didatica espetacular. O desconhecimento dos feirenses e moradores é absurda. Até mesmo a quantidade de pesquisas sobre FSA é escassa, agora que algumas pesquisas esstão surgindo sobre a nossa historia. Eu adoro quadrinhos e sou graduada em historia na UEFS e dou todo o apoio para esse projeto. espero que continuem. Entrem em contato valeu!!!

  7. SANDRO VARGAS disse:

    ADOREI A ANTIGA FEIRA HOJE ESTA LINDA PARABEM A FEIA DE SANTANA

  8. gaby disse:

    rsrs eu ñ gostei

  9. sujismundo disse:

    uma correção a primeira foto não se trata do mercado municipal e sim da prefeitura da cidade

  10. jose adelvan andrade disse:

    Gostaria de saber onde encontrar arquivo com mais fotografias antiga de feira de santana , o que posso observar e quem feira de santana esta perdendo suas memorias. E um grande pecado esta perda de memoria, so existe alguns predios antigos e assim mesmo sem conservação.

  11. anacleide disse:

    Hei gostei dessa idéia de reconstruir a hístória , mas poderia ser uma hítória mas rica de feira de santana que há muitas coisas que estão esquecida na nossa cidade e até na memoria do povo feirense. As vezes procuramos fzer pesquisas sobre a construção fundamentada em feira de santana e não achamas coisas concreta ou então temos que procurar lustre para que possamos nos dar uma pequena informação concreta que não é tanta assim por conta do tempo.

  12. anacleide disse:

    achei legal a ideia de recontruir a história , mas poderia ser uma história mais rica de feira de santana, como a ponte do rio branco, mercado municipale outros munumentos históricos

  13. Bruuninha disse:

    achei legal a ideia de recontruir a história , mas poderia ser uma história mais rica de feira de santana, como a ponte do rio branco, mercado municipale outros munumentos históricos ²

  14. valternei disse:

    a primeira foto ñ é o mercado de artes!
    e,sim a prefeitura.!

  15. Alexandre disse:

    Gostaria de comprar a foto “Antiga feira livre na praça João Pedreira” para um trabalho sobre comercio… è possível? Pagamos bem. Fico no aguardo. Grato.

  16. alexandre disse:

    Gostaria de comprar a foto da feira na praça João Pedreira. Preciso fazer um trabalho e esta foto se encaixa perfeitamente.
    Pago bem! Por favor entrem em contato o mais breve possível. Grato.

  17. marcos disse:

    Ola,amigos
    Morei em feira de 1973 a 1980 onde passei a infancia e adolescencia,me lembro do pegue e pag/MENDONÇA/LEITE PAB no saquinho/CASEB/ESCOLA DE MENORES (estudei lá),ONIBUS DA AUTONIDA,OLIVEIRA,AUTOSEL,LEMBRO DA EUTERPE FEIRENSE,CAMPO DO GADO (COM EVENTOS),CAMPO DO SAO PAULO,BECO DO MOCO,PARTICIPEI DAS OLIMPIADAS DO 35 Bi,feira tenis club,CAJUEIRO,POSTO CEDEP,PROFESSORA ANA ARAGAO(PADRE OVIDIO)PADARIA DA FÉ,FLUMINENSE X FLU -RJ NO JOIA COM RIVELINO,VISITA DE GEISEL NA PRAÇA,FARMACIA BARBOSA,INAUGURACAO DAS CASAS PERNANBUCANAS(nao saia da escada rolante brincando),SIDNEY MAGAL NO JOIA,IRMAOS CURVELO(TIME DE CRAQUES),FEIRA LIVRE NA PRAÇA,BRINCAR DE PATNET NAS LADEIRAS DO CENTO DE ABASTECIEMNTO,TENIS MOTOKA,CINE IRIS E TIMBIRA,LIVRARIA MIRIM,PREDIO DA ASPEB,FOTOS DO LAMBE-LAMBE NA PRAÇA,RAPIDO FEIRENSE,ESCOLA JOAO BARBOSA DE CARVALHO,TANQUE DA NAÇAO,BLOCO OS FORMIDAVEIS,QUALHADAS NOS BARES,TOCA DISCO TATERKA,FAZER O CONTORNO DE BICICLETA,LOJAS SADEL,OUVIR NOVOS BAIANOS,SECOS E MOLHADOS, ASSISTIR DANIEL BOONE,ZORRO,QUE BOAS LEMBRANÇAS DE FEIRA, FIQUEI ASSUSTADO QUANDO VOLTEI LA 30 ANOS DEPOIS…SERÁ QUE ALGUEM SE LEMBRA DESTA FASE. BRAÇOS A TODOS E BUSQUEM PRESERVAR A HISTORIA E MEMORIA .

  18. rildo reis disse:

    Olá ,parabens sente falta de fotos da antiga estação de trêns se tiver coloqueas para que eu possa mostrar aos meus sobrinhos essa fase que Feira de Santana passou muito abrigado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: