O que você sabe sobre Lucas da Feira?

Sabemos por algumas pessoas que ele foi ladrão. Outras dizem que não era um verdadeiro criminoso, pois roubava dos ricos para dar aos pobres. Outros só conhecem o seu nome. Outros, nem mesmo possuem informação alguma sobre sua existência.

Os feirenses evocam o nome de Lucas de quando em quando, mesmo que conheçam tão pouco sobre quem estão falando. Isso decorre do fato de Lucas ter se formado mito mais do que personagem histórico. Há inúmeras versões orais sobre a trajetória de vida de Lucas, cada uma com suas próprias datas e personagens, além de uma gama de cordéis, da qual podemos destacar o ABC de Lucas. Os documentos históricos sobre ele são escassos e se encontram no Museu Casa do Sertão, de difícil acesso para a maioria dos visitantes.

É por isso que lanço a pergunta a todos que acessam esse blog, especificamente para os moradores de Feira de Santana: o que você sabe sobre Lucas da Feira? Pode ser qualquer curiosidade acerca dele. Vamos tentar remontar algumas histórias sobre Lucas e ver até onde chegamos perto dos mistérios que o cerca. Essa contribuição se refletirá na construção da obra em quadrinhos sobre o personagem.

Participe comentando ou mandando email para marcelocaterpillar@gmail.com

P.S.: Os próximos posts serão o diário de bordo do processo da pesquisa para o roteiro do quadrinho sobre Lucas da Feira.

8 respostas para O que você sabe sobre Lucas da Feira?

  1. Vanessa disse:

    Esse história deve se bem legal! Sou do RJ, e tb temos nossos mitos aqui, no Centro da cidade, temos o mendigo escritor, um figira sem igual, que tem um saco cheeio de cadernos escritos e passa o dia escrevendo, não gosta de conversar com ninguém e não aceita dinheiro como esmola, somente comida, cadernos e canetas. Tenho o maior respeito por ele, ele sorri quando ganha cadernos, mas na maioria das vezes é sempre sério, e nunca deixa ninguém ler o que ele escreve.

    Gostei daqui!!

    bjss

    • Marcelo Oliveira disse:

      Essa história me lembra a de um mendigo que também escrevia. Ele era um personagem real, de um livro de Gay Talese sobre a vida em Nova York. Quando ele morreu, pegaram as páginas do livro, que ele não deixava ninguém ver e descobriram que eram letras incompreensíveis que se estendiam numa escrita misteriosa por milhares de páginas. Sinistro…

  2. Carolina disse:

    Marcelo, tem umas teses na UEFS sobre ele, uma é interessante e tem outra meio ruinzinha, vou procurar os nomes certinhos dos autores e te passo, pode ajudar…
    Beijo!

  3. […] dito num post passado, inicio agora o diário de bordo sobre as reflexões na construção do quadrinho Lucas da Feira. […]

  4. Edson Campos disse:

    Sou aluno de História da Ucsal tenho vontade de pesquisar Lucas da Feira como tema de monografia.

    Personagem histórico que em muito foi mitificado, acho que o caminho é sair dessa dicotomia herói bandido e enchergar o sujeito Lucas, ou seja o escravo que se rebelou contra sua condição. Antes de bandido, cangaceiro(acho esse termo anacrînico e erroneo)ele era escravo e vivia numa sociedade que não lhe dava quase nenhuma condição de ascensão.

    Tenho um artigo escrito sobre ele, não é grande coisa mais se você quiser posso disponibilizar, valeu!!

  5. Ubirajara disse:

    Até então o maior bandido que Feira já produziu. réu confesso de inúmeros crimes foi julgado e condenado a morte. foi enforcado no campo do gado em Feira de Santana a 160 anos atrás.
    hoje alguns indivíduos querem transformar esse bandido em herói. o que é uma tristeza para a Cidade de Feira de Santana, que tem tantos filhos honrados e dignos de busto em praça publica e que foram esquecidos pela historia.

  6. Realista disse:

    Ubirajara, respeito sua opinião, mas devemos ter cuidado ao jugarmos criaturas que tiverão suas vidas transformadas pela mizéria, Jesus também foi condenado a morte como um bandido, e na verdade é o maior revolucinário que a humanidade já conheceu. Se bustos em Pça Pública revelasse a verdade seria bom, mas????

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: