O processo criativo de uma reportagem em quadrinhos

Como postado abaixo, o quadrinho da Marcha da Maconha surgiu dentro de uma revista universitária. Para sua criação, alguns metódos de jornalismo em quadrinhos foram pesquisados. O processo de criação da HQ será apresentado no Intercom – XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, nos dias 14 a 16 de maio. Segue abaixo o resumo e link para leitura do artigo resultado da pesquisa em jornalismo e quadrinhos.

RESUMO
A reportagem em quadrinhos A Marcha da Maconha é o relato da experiência de dois jornalistas presentes no evento dae manifestação. A marcha foi proibida, mas houve protestos em prol da democracia. Os repórteres entrevistaram os militantes, além de registrarem os momentos através de fotos. Através desse material, transcriaram a reportagem para os quadrinhos, mostrando que a simbiose entre jornalismo e a nona arte é possível: não se perde o cunho informativo jornalístico, nem a artisticidade dos quadrinhos. Essa junção funcionou como atrativo para leitores, e permitiu uma exploração sensível das personagens e fatos envolvidos nas situações narradas.
PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo, história em quadrinhos, marcha da maconha, jornalismo em quadrinhos, jornalismo cultural.

Leia artigo na íntegra AQUI!

3 respostas para O processo criativo de uma reportagem em quadrinhos

  1. Carla disse:

    Eu gostei um pouco desse site mais vocês poeriam botar mais coisas!

    • Marcelo Oliveira disse:

      Obrigado pelo elogio, Carla. Não tenho o tempo que gostaria para me dedicar a este blog, mas pretendo investir mais nele futuramente. Continue acompanhando!

  2. […] no Expocom, três deles premiados em suas categorias. A HQ publicada na Fraude #6 sobre a Marcha da Maconha; a assessoria da mostra fotográfica Boneca sai da Caixa! e a matéria Nada Será Como Antes, capa […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: