Análise da HQ Turma da Mônica Jovem no Sessões Científicas

Acontece nesta segunda-feira, dia 25, o Sessões Científicas do mês de maio. O bolsista PET João Araújo apresentará o artigo “Estratégias discursivas do “Eles cresceram!”: Análise da representação da juventude nas HQs da Turma da Mônica Jovem. O artigo analisa a representação da juventude na edição #1 dos quadrinhos mensais da Turma da Mônica Jovem. O artigo discorre primeiramente sobre questões históricas e teóricas dos quadrinhos, com especial ênfase no estilo mangá, sobretudo no Brasil. Em seguida, são abordadas questões relativas às representações e à juventude, em interseção com aspectos identitários. Por fim, o trabalho procede à análise a que se propõe, da qual conclui que a representação da juventude nessa HQ evoca normas que remetem a uma juventude consumista e contribui para a manutenção de estereótipos e relações de poder, sem, contudo, deixar de suscitar questionamentos interessantes e apresentar identidades fragmentadas.

O projeto Sessões Científicas é produzido pelo PETCOM, o Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Comunicação da UFBA. Realizado mensalmente na Facom, o Sessões é um evento aberto ao público e busca apresentar as pesquisas individuais dos bolsistas PET à comunidade acadêmica.

O artigo completo pode ser acessado AQUI!

O quê: Sessões Científicas com apresentação do artigo “Estratégias discursivas do “Eles cresceram!”: Análise da representação da juventude nas HQs da Turma da Mônica Jovem”

Quando: 25/05 (segunda-feira), às 11h.

Onde: Sala 1, Facom/UFBA.

sessoes_joao_3

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: